Páginas

quinta-feira, 30 de julho de 2009

ADET, CINCO ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS.



A Associação dos Deficientes de Tabira – ADET, Fundada em 18 de Abril de 2004, completa esse ano cinco anos de luta, persistência, perseverança e muitas conquistas. A Idéia de fundar uma associação para os deficientes de Tabira nasceu na casa 59 da Rua 2 do bairro da Jureminha em Tabira, pela mente do grande idealizador Heleno Trajano Pereira atual presidente da ADET.
No ano de 1996 os primeiros passos para que fosse criado um grupo de defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município de Tabira, mas no ano 2004 a ADET sairia do campo das idéias e se tornaria realidade. A primeira reunião foi no dia 02 de março de 2004 na casa de Heleno Trajano no bairro da Jureminha, onde funcionou como primeira sede, e teve a participação de Iêda Melo, Sebastião Dias, Tadeu Sampaio, Luiz Miguel, Anchieta Araújo e outros.
A associação foi registrada em 18 de abril e teve como primeiro presidente Luiz Miguel da Silva que ficou de abril de 2004 a abril de 2006, passando pra Anchieta Araújo que ocupou o cargo da presidência entre os anos de 2006 a 2008. A ultima eleição ocorreu no ano passado e garantiu a Heleno Trajano o pleito de presidente até 2010.
Passados cincos anos a ADET veio conquistando espaço na sociedade. Atualmente conta com quatrocentos associados e uma Sede Provisória na Rua Valdemir Leite Soares no Centro da cidade que dispõe de uma boa estrutura para atender aos sócios, que mensalmente contribuem com a quantia de R$ 2,50 para o andamento das ações, com direito a fazer empréstimo de equipamentos (cadeiras de rodas, higiênicas, muletas etc.) e recebem a carteira de associado que garante benefícios como “por exemplo” não enfrentar filas, pela Lei Federal 10.048 do Ministério da Justiça.
Na sede da Associação funciona uma biblioteca José Francisco Belo que diariamente está aberta para consultas de qualquer pessoa que queira fazer uso dos mais de três mil livros, frutos de doações dos tabirenses que residem na cidade e em outros lugares.
O Centro de Inclusão Digital Edgar Pedro de Carvalho inaugurado em 17 de dezembro de 2006, funciona com seis computadores, e é reservados os associados e familiares que nas terças e quintas - feiras participam das aulas de computação.
A ADET já conseguiu mais de 200 Passes Livres Interestaduais para portadores de deficiência, que são utilizados em viagens totalmente grátis em todo o território nacional, sendo a ADET a pioneira na região do pajeú como entidade de apoio ao portador de deficiência e que dispõe desse beneficio do governo federal.
São mais de 130 cadeiras de rodas e de banho e 25 pares de muletas conquistados nesse tempo em que a associação vem atuando na prestação de serviços em Tabira.
Em campanha com a CDL, Lar do Idoso e DAMOL, a ADET conseguiu efetuar a compra de um veiculo para melhor desempenhar as suas funções, que também serve de apoio aos internos do Lar do Idoso.
A ADET ainda participa dos seguintes Conselhos Municipais: Saúde, Ação Social, Idoso e Pessoa com Deficiência.
A instituição é reconhecida como Entidade Filantrópica pela Lei Municipal N° 352/2006 e também é registrada no Conselho Nacional de Assistência Social o CNAS em 29 de Setembro de 2006.
Aberta de segunda a sexta – feira a sede da ADET funciona com o ponto de encontro e centro de integração para o exercício da cidadania.
A sede da ADET fica localizada na Rua Valdemir Leite Soares, 239. Contatos através do telefone 87-3847-2989 e dos correios eletrônicos adet@ig.com.br e adet_pe@hotmail.com , a sede funciona no horário das 8 h da manhã ao meio dia de segunda a sexta.
Aos sábados vai ao ar pela Rádio Tabira FM, o Programa A Voz da ADET das 13 h as 13:30 h, com muita informação para a conscientização dos direitos das pessoas com deficiência e com caráter Informativo, representativo, educativo e reivindicatório educando os ouvintes para o direito a cidadania.
As reuniões mensais de diretoria acontecem no segundo sábado de cada mês a partir das 15 h na sede da Associação.
E acompanhando as novas tecnologias a ADET também dispõe de serviços eletrônicos com paginas na WEB: www.aet.rg3.net www.trajanopresidente.blogspot.com e adet5anosdeluta.zip.net

São Parceiros da ADET:
DAMOL, Anailson Freitas, Auto-Posto e Pousada Bezerra, Tabira Móveis, Chico das bicicletas, Destack Modas, LUMAN – JOALHERIA, Postos: Texaco Sertanejo e Dislub, Casa do Bebê, Foto Moderno, Ofina DANIEL do Amigo Geraldo Daniel (Trevo – Tabira) Postos: O Nogueirão I e II, Provedor Internet (NET VISON), Cabeleireira Rosilene Salvador, Poeta Vagner Leandro, Park Sol (Onde o Sol brilha mais), Portal Tabira, Governo Municipal, Câmara Municipal de Vereadores e Rádio Tabira FM e seus funcionários. Estas são Empresas e pessoas que têm Responsabilidade Social.

A Câmara Municipal de Vereadores congratula-se com a passagem do aniversario de fundação da ADET e está de portas abertas para validar os direitos dos seus associados.

Fonte: Jornal A Voz da Câmara – Tabira - PE

segunda-feira, 27 de julho de 2009

CAMPANHA AOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS DE TABIRA

AMIGO, OUVINTE QUE PORTA ALGUMA DEFICIÊNCIA,

A ADET – ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES DE TABIRA EXISTE HÁ MAIS DE CINCO ANOS, TENDO COMO OBJETIVOS: INFORMAR, REPRESENTAR, REINVINDICAR E EDUCAR, A TRAJETÓRIA DA VIDA TEM NOS ENSINADO QUE SÓ JUNTOS SEREMOS MAIS FORTES E NOS AJUDAMOS MUTUAMENTE, E A ADET É A SUA ENTDADE DE CLASSE, PORTANTO ASSOCIE-SE, LUTE POR SEUS DIREITOS, NA ADET ALÉM DE VOCÊ SER BEM RECEBIDO, AINDA TEMOS OS SEGUINTES SERVIÇOS AO SEU DISPOR:

1.ENCAMINHAMENTO DA CARTEIRA DO PASSE LIVRE INTERESTADUAL.

2.CONFECCIONAMOS A CARTEIRA DO ASSOCIADO PARA VOCE NÃO ENFRENTAR FILAS, NAS DIVERSAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS DO NOSSO PAÍS.

3.UMA BIBLIOTECA COM CERCA DE 3 MIL LIVROS PARA TRABALHOS ESCOLARES OU EMPRESTIMOS, POR ATÉ 15 DIAS.

4.UM CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL COM 6 COMPUTADORES PARA VOCE APRENDER INFORMATICA.

5.EMPRESTAMOS E DAMOS ASSISTENCIA, CONFORME A DISPONIBILIDADE, A TITULO DE COMODATO E POR TEMPO INDETERMINADO, OS SEGUINTES EQUIPAMENTOS: *CADEIRAS DE RODAS, *HIGIENICAS, *MULETAS ETC.

6.REPRESENTAMOS A NOSSA ENTIDADE NOS SEGUINTES CONSELHOS: AÇÃO SOCIAL, SAUDE, IDOSO E DE PESSOAS COM DEFICIENCIA.

7.E ULTIMAMENTE ADQUIRIMOS UM CARRO EM PARCERIA COM O LAR DO IDOSO, PARA PROPORCIONAR MAIOR ASSISTENCIA AOS NOSSOS ASSOCIADOS.

VISITE-NOS, FAÇA A SUA PARTE, PARTICIPE!!

ADET, CINCO ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS, E COMPROMISSOS COM A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIENCIA E IDOSOS.

ATENCIOSAMENTE, A DIRETORIA

(HELENO TRAJANO – PRESIDENTE)