Páginas

quarta-feira, 9 de março de 2011

NOVOS ADESIVOS IDENTIFICAM VEÍCULOS DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA.

os novos adesivos que identificam veículos de portadores de deficiência física que possuem dificuldade de locomoção já estão disponíveis no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). A principal mudança aconteceu na impressão, que traz no verso os números da placa do veículo e da habilitação do condutor. De acordo com o órgão as mudanças servem para facilitar a identificação por parte de agentes de trânsito, que relatam ser difícil identificar a autenticidade do antigo adesivo do Detran. Apenas as pessoas com mobilidade reduzida, ou o seu representante legal, são os que têm direito ao adesivo. 

As vagas especiais são maiores, com espaço adicional para a saída de cadeiras de rodas ou muletas. Além disso, ficam preferencialmente localizadas junto às entradas de estabelecimentos. Demais deficientes sem dificuldade de locomoção, não têm direito às vagas e ao adesivo. 

Condutor motorista de deficiente também pode ter direito a adesivo:

Outra mudança se refere ao adesivo laranja, destinado aos condutores de deficientes. Aqueles que não têm condições de dirigir, mas têm pais, cônjuges ou parentes como tutores ou curadores, podem requerer o adesivo junto ao Detran-ES e garantir o direito à vaga especial.

Saiba quais documentos devem ser apresentados para se requerer o adesivo (condutores deficientes ou o seu representante legal):

·         Atestado médico, original ou cópia autenticada, emitida há no máximo dois meses, comprovando a mobilidade reduzida, no qual contenha o CID da patologia, descrição do quadro físico do paciente, bem como nome, CRM e assinatura do médico.
·         Cópia da CNH do condutor.
·         Comprovante de residência.
·         Cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV)

Além disso, é necessária uma avaliação do médico perito do Detran-ES, atestando a mobilidade reduzida, o que deve ser feito por meio de consulta, que pode ser agendada previamente pelo telefone (27) 3137-2961.

Desfile do bloco da AMURT encerra comemoração da semana da mulher em Tabira e tem como destaque Maria de Fátima, representando a ADET.

A Associação das Mulheres Urbanas e Rurais de Tabira (AMURT) realizou nesta terça-feira (08/03) o encerramento das comemorações alusivas à semana internacional da mulher, com o desfile do bloco "AMURT na FOLIA", que saiu de sua sede social no bairro de Fátima para a praça da folia no centro da cidade. O desfile que ocorreu pelo segundo ano, já faz parte da programação oficial do carnaval em Tabira. O vice prefeito Joel Mariano, acompanhado do secretário de imprensa Dedé Rodrigues, do secretário de agricultura Beliato, da diretora da escola da Borborema Célia Cristina e 
Gracinha Pereira, secretária de cultura, participou de toda programação.
Vice prefeito no desfile da Amurt
Escrito Por: Joel Mariano, às 08:11

quinta-feira, 3 de março de 2011

CAMPANHA BENEFICENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA DA ADET


A ADET – Associação dos Deficientes de Tabira está Construindo a sua Sede Própria na PE320, vizinho ao Lar do Idoso em um terreno doado pelo Município,
E por este motivo está solicitando a sua contribuição para que possa construir um lugar definitivo para a Entidade.

Como é do conhecimento de todos, a ADET é uma Entidade sem fins econômicos fundada em 18/04/2004 e atende hoje não só as pessoas com deficiência, mais Idosos e a população em geral do nosso município que venha necessitar de equipamentos ortopédicos como: cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, andadores, encaminhamentos de passes Livres,  etc.

A ADET ainda trabalha com o intuito de evitar futuras deficiências, participando de quatro conselhos municipais com dois representantes, dentre eles, O Conselho Municipal de Saúde, onde semestralmente, reivindica e acompanha os relatórios dos atendimentos de gestantes, como: Teste do Pezinho, Orelhinha, que (diagostificam 46 doenças) e campanhas municipais de vacinação e conscientização entre outros.

A ADET está fazendo sete anos de fundação agora em 18 de abril de 2011, procurando fazer o melhor pela população portadora de deficiência ou não do nosso município, Faça você também a sua parte, participe!

Atenciosamente,


A Diretoria.