Páginas

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CONVITE DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO



LINAMARA RIZZO BATTISTELLA
Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência



Convida para a Cerimônia de Assinatura de Decreto que autoriza a Fazenda do Estado
a permitir o uso de imóvel, localizado na Vila Ré, em São Paulo,
em favor da Associação de Amigos do Autista - AMA
O ato contará com a honrosa presença do Excelentíssimo Senhor,
GERALDO ALCKMIN
Governador do Estado de São Paulo




30 de outubro de 2012, terça-feira
18 horas
Salão dos Despachos do Palácio dos Bandeirantes   Avenida Morumbi, 4500 - Bairro Morumbi
São Paulo/SP

www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br
Maria Isabel da Silva Assessoria de Comunicação Institucional Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência misabelsilva@sp.gov.br | 11 5212-3701 | www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 - Portão 10 - Barra Funda - São Paulo - SP CEP 01156-001

COMITÊ DISCUTE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO À SECA

Aconteceu nesta segunda-feira (29) a 22ª Reunião do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, na sede do IPA. O deputado Manoel Santos e o presidente da Fetape, Doriel Barros,    acompanharam as discussões do fórum que entre os assuntos referentes às ações da Operação Seca, discutiu sobre o plano para a distribuição do milho entre os criadores    que estão com problemas para alimentar o rebanho. O plano com novos ajustes será apresentado na próxima quinta-feira (1º), em Serra Talhada, quando o Comitê se reunirá com os bispos diocesanos de Serra Talhada e Salgueiro para apresentar as ações de  enfrentamento da estiagem no estado.
A Conab antecipou que para acelerar a logística de armazenamento e distribuição do milho, a Companhia vai abrir uma unidade para armazenamento em Salgueiro. O secretário de Agricultura, Ranílson Ramos, também reforçou que o Governo do Estado está fazendo o transporte do milho no Estado, mas para o transportar o produto de outros estados, o governador está solicitando  ao Governo Federal o apoio do Exército.

Fonte:  blog: tabirahoje

CALENDARIO DOS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL



PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO PROGRAMA CHAPEU DE PALHA  2012

NIS TERMINADOS
EM:
Cartão Terminado em:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0
Outubro
30/10
31/10
X
X
X
X
X
X
X
X
Novembro
X
X
01/11
05/11
06/11
07/11
08/11
09/11
12/11
13/11
DEMAIS PARCELAS DE ACORDO COM O BOLSA FAMILIA NO CALENDARIO ABAIXO.
 


PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO FEDERAL
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DAS BOLSAS - 2012

Mês do Benefício
Cartão Terminado em:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0
Outubro
18/10
19/10
22/10
23/10
24/10
25/10
26/10
29/10
30/10
31/10
Novembro
19/11
20/11
21/11
22/11
23/11
26/11
27/11
28/11
29/11
30/11
Dezembro
10/12
11/12
12/12
13/12
14/12
17/12
18/12
19/12
20/12
21/12




terça-feira, 30 de outubro de 2012

APOSENTADORIA PODERÁ AUMENTAR QUANDO FOR NECESSÁRIA ASSISTÊNCIA PERMANENTE DE OUTRA PESSOA



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PESQUISA REVELA QUE BRASIL TEM 30 MILHÕES DE DESDENTADOS.

No Brasil, apenas 55% dos adolescentes têm todos os dentes. Entre os adultos, a falta de dentes afeta 54% da população e 10% dos idosos. Ao todo, são 30 milhões de brasileiros desdentados. Desses, oito milhões precisam de prótese dentária completa.

Os dados são de uma pesquisa sobre saúde bucal, feita pelo Ministério da Saúde no início deste ano. O trabalho mostra que é alta a média nacional de dentes cariados, obturados e perdidos. Mostra também que a população tem pouco acesso a serviços odontológicos públicos.

Com base na pesquisa, o governo federal lançou hoje o programa Brasil Sorridente, destinado a distribuir dois milhões de kits com escovas de dente e creme dental, ainda neste ano, para 500 mil alunos da rede pública. O investimento do governo deve ser de R$ 1,2 bilhão até 2006. O programa prevê a construção de 354 centros odontológicos com laboratórios em municípios estratégicos. E vai também entregar 559 consultórios para as equipes de saúde bucal do Programa Saúde da Família.

A falta dos dentes deixa o cidadão constrangido e o sorriso vem com dificuldade. Esse é um problema que atinge, principalmente, a população de renda baixa. O auxiliar de manutenção Manuel Messias, de 30 anos, acredita que o acesso ao dentista até seja fácil, mas diz que o difícil é pagar o alto preço. “A última vez que fui ao dentista foi em 94, para mandar fazer uma ponte”, conta.

Hoje no país, 45% da população não têm acesso a escovas de dente e 13% dos adolescentes nunca foram ao dentista. No caso dos adultos, o índice é de 3% e chega a 6% entre os idosos.

Com a implantação do Brasil Sorridente, o número de equipes de saúde bucal deve dobrar. Em 2003 eram seis mil e agora, a meta do programa é ter 16 mil pessoas trabalhando na área até 2006. Outro objetivo é levar a fluoretação a todos os municípios que têm estações de tratamento e distribuição de água, mas que ainda não utilizam o flúor.

Segundo o Ministério da Saúde, essa medida é simples e barata. A adição de flúor na água encanada custa apenas R$ 1 por habitante por ano e é capaz de reduzir em até 60% a incidência de cárie dentária. Hoje, somente 70 milhões de brasileiros têm acesso a esse benefício.

O presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Miguel Nobre, que participa com o Ministério da Saúde da implantação do Brasil Sorridente, informou que, no Brasil, existe um dentista para mil pessoas, um índice considerado bom já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que seja um dentista para mil e quinhentas pessoas. Ele disse também que a prevenção ainda é a melhor solução. “O açúcar sempre foi o grande vilão da cárie, mas o que não pode é consumir açúcar sem escovar os dentes depois”, explicou.

O programa Brasil Sorridente vai atender também casos de periodontia, cirurgias odontológicas, tratamento de lesões bucais, ortodontia, próteses e auxílio no tratamento de câncer bucal.

As informações são da Agência Brasil

CONHEÇA OS DIREITOS DO TRABALHADOR TEMPORÁRIO

Legislação

Neste fim de ano, cerca de seis mil pessoas serão contratadas em Pernambuco

Publicado em 29/10/2012, às 07h18

Raissa Ebrahim

Neste fim de ano, o comércio e a indústria vão abrir as portas para receber cerca de 115 mil novos trabalhadores temporários, sendo quase seis mil em Pernambuco. A ansiedade por uma vaga e a falta de conhecimento, no entanto, às vezes podem se transformar numa armadilha, tanto para empregados quanto para empregadores. Quem vai entrar no jogo precisa estar atento às regras, pois, além da oportunidade de renda, o empregado temporário tem a garantia de outros direitos. No Brasil, o grupo é regido pela lei 6.019/74, que regulamenta as contratações (veja alguns pontos na arte ao lado).
Da mesma maneira que os trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), os temporários também têm direito a salário equivalente ao trabalhador que desempenha a mesma função, 13º salário, férias proporcionais, FGTS, INSS, folga semanal remunerada, vale-transporte, vale-refeição, seguro contra acidente de trabalho, entre outros.
A recomendação do Ministério Público do Trabalho é que o temporário exija do empregador o contrato e a carteira assinada. Valendo aqui lembrar que a carteira deve ser assinada por um período máximo de três meses, podendo ser prorrogado uma única vez por mais três meses.
O advogado do trabalho Marcos Alencar lembra que recentemente o Tribunal Superior do Trabalho (TST) modificou a legislação no sentido de assegurar a garantia provisória de emprego decorrente de acidente de trabalho também ao indivíduo submetido a contrato de trabalho por tempo determinado.
“Outro caso comum é o a mudança de função ao longo da temporada. Uma pessoa foi chamada para ser vendedora, mas, às vezes, por motivos vários, termina exercendo funções de escritório ou estoque, por exemplo, o que não é permitido”, esclarece Alencar. Também é bom ficar atento ao prazo de contrato, para que ele não se torne de prazo indeterminado. “Quando isso acontece, algumas empresas não querem pagar os direitos devidos, como o aviso prévio”, cita.
Caso se sinta lesado e tenha tido seus direitos descumpridos, o empregado temporário deve denunciar a empresa contratante. Uma das vias é o MPT no Estado, pelo endereço eletrônico www.prt6.mpt.gov.br.
Veja aqui a legislação do TST que estende estabilidade acidentária para temporários.

Fonte: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2012/10/29/conheca-os-direitos-do-trabalhador-temporario-61593.php

PAI E FILHO SÃO ASSASSINADOS EM SERRA TALHADA

Crime aconteceu na Zona Rural do município, no Sertão de Pernambuco

Publicado em 29/10/2012, às 11h41

Do NE10

O acusado dos crimes permanece foragido / Foto: divulgação / polícia

O acusado dos crimes permanece foragido

Foto: divulgação / polícia

Em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, um duplo homicídio foi registrado na noite desse domingo (28). Pai e filho foram assassinados. O crime aconteceu na Fazenda Cipó, na zona rural do município.
De acordo com a polícia, os agricultores Tadeu Bernardino de Souza, 45 anos, e Iranildo Barbosa de Souza, idade não informada, teriam ido à casa do vizinho Adriano Gomes da Silva, tomar satisfações por causa de uma discussão no dia anterior. Houve uma nova discussão e pai e filho foram mortos com tiros de espingarda.
Após o duplo homicídio o acusado, que também é parente das vítimas, fugiu. Até a manhã desta segunda-feira (29) ele permanece foragido. Os corpos das vítimas serão enterrados no cemitério da cidade nesta segunda.

NO DIA MUNDIAL DA PSORÍASE, DERMATOLOGISTAS PEDEM FIM DO PRECONCEITO

SAÚDE

Profissionais tentam conscientizar pessoas de que doença não é contagiosa

29/10/2012 11:25 - AGÊNCIA BRASIL

BRASÍLIA – No Dia Mundial da Psoríase, lembrado nesta segunda-feira (29), campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia tenta conscientizar as pessoas de que a doença não é contagiosa e pede o fim do preconceito. O movimento conta com o apoio de associações de pacientes em diversos estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Em entrevista à Agência Brasil, a coordenadora nacional da campanha, Luna Azulay, explicou que a psoríase é uma doença inflamatória que provoca placas vermelhas com descamação. Os primeiros sinais se manifestam em torno dos 20 anos e afetam regiões como cotovelos e couro cabeludo.

“É uma doença crônica, mas esse fato nunca vai tirar a esperança de ninguém e não quer dizer que a pessoa tem que ficar cheia de lesão o tempo inteiro. Ela pode ficar sem nada. Tenho pacientes que já foram internados oito vezes e, hoje em dia, não têm nada – vão ao ambulatório apenas para controle”, explicou.

Luna lembrou que a psoríase ainda não tem cura e pode, ao longo da vida do paciente, apresentar momentos de melhora e piora. Além da pele e do couro cabeludo, a inflamação também afeta unhas e articulações. Os sinais, muitas vezes, são confundidos com micoses e dermatites e os remédios para esses tipos de doença podem provocar uma piora no quadro de psoríase. O importante, segundo a médica, é que o tratamento correto seja seguido à risca.

“Existe muito preconceito porque o aspecto da pele não é agradável. Os pacientes sofrem quando entram em ônibus e trens. Ainda existem concursos públicos que [no edital] dizem que pessoas com psoríase não devem se candidatar”, destacou.

Estimativas da Sociedade Brasileira de Dermatologia indicam que cerca de 3% dos brasileiros tenham psoríase. Em outubro, portarias publicadas no Diário Oficial da União ampliaram a lista de medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes com a doença. O clobetasol passou a ser uma nova opção de tratamento para pacientes com psoríase moderada (que tenham mais de 10% da pele comprometida) e será ofertado em duas formas: pomada e xampu.

Algumas secretarias estaduais de Saúde, de acordo com a pasta, disponibilizam mais quatro remédios para o tratamento tópico da psoríase: dexametasona, ácido salicílico, alcatrão e calcipotriol, que agem na melhora das lesões cutâneas. Para os casos mais graves da doença (artrite psoriásica), o SUS oferta sete opções de tratamento (adalimumabe, etanercepte, infliximabe, ciclosporina, metotrexato, sulfassalazina e leflunomida), em 13 diferentes apresentações.

Fonte: www.folhape.com.br

TABIRENSE MORRE APÓS CARRO COLIDIR COM CAMINHÃO, EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO

O tabirense Rivonaldo Soares da Silva, de 36 anos, motorista de um Golf morreu na manhã deste sábado (27) após colidir o veículo com um Caminhão Wolksvagem. Segundo informações do Batalhão de Polícia Rodoviária de Pernambuco (BPRV), o acidente ocorreu na PE-45, próximo ao Engenho Manhuaçu, município de Vitória de Santo Antão, às 8h20min.
De acordo com informações obtidas pelo Tabira Hoje, o corpo chegará por volta das 13h, deste domingo e será velado na Rua Aprígio de Brito Galvão. O sepultamento está marcado para às 17h de hoje. As fotos foram enviadas por Douglas Silva.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ARIMATÉIA DIZ QUE COMPROMISSO DELE E DE VAL É COM O POVO E NÃO COM GRUPO POLÍTICO.

Depois de ouvir as declarações do advogado Tote Marques no Programa Show da Tarde, o empresário Arimatéia ligou e participou ao vivo através do telefone da emissora e disse que Tote deveria entrar com uma ação na justiça e provar que ele comprou o mandato de Val. “Uma pessoa que é formada em defesa da ética e da verdade não pode ficar em cima do muro murmurando e acusando as pessoas sem provas. Eu lhe desafio, entre na justiça e prove que eu comprei o mandato dele”, disse Arimatéia.
Sobre seus projetos através de Val, Téa voltou a afirmar que Val não irá decepcionar e acrescentou: “Não duvide dos nossos projetos, vamos ampliar alguns e intensificar outros, eu já tenho muito serviço prestado em Tabira. Aí eu pergunto: e você o que tem? O PT o que fez para Tabira nesses anos? Por que vocês pleitearam a vice durante todo esse tempo e na convenção mudaram de ideia, como se deu isso? Expliquem-nos porque o povo quer saber e eu quero saber”.
Falando sobre o apoio de Val à candidatura de Zé de Bira à presidência da câmara, Arimatéia foi enfático: “O voto em Zé de Bira é recomendação minha, ele vai votar em Zé de Bira doa em quem doer, custe o que custar porque o nosso compromisso é com a população de Tabira e não com grupo político. Na minha concepção Zé de Bira é o mais preparado. Só porque ele pertence a outro grupo não se pode votar nele? E onde é que ficam as qualidades das pessoas? Posso até me enganar, mas acho que Zé será mais produtivo”, finalizou Arimatéia.

PORTADORA DE ATROFIA MUSCULAR MONTA FÁBRICA DE CARRO PARA CADEIRANTES NO TEXAS, ESTADOS UNIDOS

alt
A norte-americana Stacy Zoern, 32 anos, sofre de atrofia muscular espinhal, uma doença genética que causa o enfraquecimento dos músculos dos braços e das pernas, o que a impede de andar.
Zoer mora em Austin, no Texas, e depende da cadeira de rodas para quase tudo, mas passou a trafegar pela cidade a uma velocidade de 40 Km/h desde que adquiriu umKenguru, pequeno carro elétrico desenhado para cadeirantes.
Agora ela pode ir sozinha a uma consulta médica ou mesmo ao restaurante preferido. “Posso ir ao teatro e encontrar os amigos sem que eles tenham de me transportar o tempo todo. Esse carro me deu a liberdade que nunca tive antes”, disse Zoern em entrevista à revista Quest.
O modelo para passageiro único não tem assento. Assim que a porta traseira abre, uma rampa baixa automaticamente para que o usuário possa entrar com a cadeira de rodas e assumir a posição de condução.
Os controles do carro estão no guidon, ou num joystick nos modelos mais modernos. Quando a chave é colocada na ignição, a rampa se recolhe e a porta fecha. O carro só liga se a cadeira estiver travada.
alt
Com dois metros de comprimento e um metro e meio de largura, o Kenguru é fácil de estacionar. Faz 110 quilômetros com recarga única e desenvolve velocidade de até 45 Km/h.
Empreendedorismo
Zoer chegou ao Kenguru depois de muito pesquisar na internet. O modelo foi projetado em 2006 pela Rehab Ltd, empresa da Hungria que desde 1915 desenvolve soluções para pessoas com deficiência motora.
A texana ficou tão encantada com o projeto que largou a carreira de advogada para abrir uma empresa de reprensentação desses pequenos carros no Estados Unidos. No ano passado, a Community Cars Inc., de Zoern, se uniu à Kenguru Service KFT para construir uma fábrica em Pflugerville, ao norte de Austin. Em janeiro, o primeiro veículo da companhia deixava a linha de montagem, ao custo de 25 mil de dólares, cerca de 50 mil de reais.
Para abrir a Community Cars , Zoern captou 1,75 milhão de dólares, cerca de 3,5 milhões de reais junto a investidores, alguns deles via PeopleFund, uma organização não governamental com sede em Austin que dá apoio a startups.
“Essa é a coisa mais excitante que eu já fiz. Eu me sinto viva. Eu aprendo tanta coisa todos os dias. O aspecto técnico dos carros, a operação financeira, a operação do negócio. Felizmente eu tenho um bom grupo de conselheiros”, diz a empreendedora.
Por enquanto, o Kenguru é vendido nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Hungria.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

ACIDENTE COM VITIMA FATAL EM TABIRA

Mais um acidente com vitima foi registrado na noite desta sexta feira 19/10 na PE-320 na saída de Tabira para São José do Egito antes do povoado de Arraras. O veiculo Corsa placa HRA 8635 Tabira segundas informações que tinha quatro pessoas no carro, Os três só tiveram escoriações pelo corpo, vitima fatal Daniela Rocha 17 anos, filha de Daniel de Neta. Seu corpo esta sendo velado na rua Aprígio Galvão por trás do posto Bezerra.
sepultamento será as 17:horas
(FOTOS DE  ROBSON PEREIRA E EVERTON FREITAS)



A Cor da Saudade

Era uma vez uma menina que tinha um pássaro encantado.
Ele era encantado por duas razões: não vivia em gaiolas, vivia solto e vinha quando queria, quando sentia saudades... 

Sempre que voltava, suas penas tinham cores diferentes, as cores dos lugares por onde tinha voado. 
Certa vez, voltou com penas imaculadamente brancas e contou histórias de montanhas cobertas de neve. 
Outra vez, suas penas estavam vermelhas e contou histórias de desertos incendiados pelo sol. 
Era grande a felicidade quando eles estavam juntos.
continue lendo em ver mais...


Mas, sempre chegava a hora do pássaro partir... 
A menina chorava e implorava: 
- Por favor, não vá. Terei saudades, vou chorar. 
- Eu também terei saudades - dizia o pássaro - mas vou lhe contar um segredo! Eu só sou encantado por causa da saudade. É ela que faz com que minhas penas fiquem bonitas... senão você deixará de me amar. 

E partiu. 
A menina, sozinha, chorava. 
Uma certa noite ela teve uma ideia: e se o pássaro não partir? Seremos felizes para sempre! Para ele ficar, basta que eu o prenda numa gaiola. 
E assim o fez. 

A menina comprou uma gaiola de prata, a mais linda que encontrou. 
Quando o pássaro voltou, eles se abraçaram, ele contou histórias e adormeceu. 
A menina aproveitou o seu sono e o engaiolou. 

Quando o pássaro acordou deu um grito de dor. 
- Ah ! O que você fez? Quebrou o encanto. Minhas penas ficarão feias e eu me esquecerei das histórias. Sem a saudade, o amor irá embora... 
A menina não acreditou... achou que ele se acostumaria. 

Mas, não foi isso o que aconteceu. Caíram as plumas e as penas transformaram-se em um cinzento triste. 
Não era mais aquele o pássaro que ela tanto amava... 
Até que ela não aguentou mais e abriu a porta da gaiola. 
- Pode ir, pássaro - disse - volte quando você quiser... 
- Obrigado - disse o pássaro - irei e voltarei quando ficar encantado de novo. Você sabe, ficarei encantado de novo quando a saudade voltar dentro de mim e dentro de você. 

Quantas vezes aprisionamos a quem amamos, pensando que estamos fazendo o melhor?
Pense... deixar livre é uma forma singela de ter... 

Direcione o seu amor não para a prisão e sim para a conquista, sempre.
Mensagem retirada do blog de Nego de Ana.

ACESSIBILIDADE FOI UM DOS TEMAS DA SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, DO IFPE

O IFPE Campus de Afogados da Ingazeira, coordenado pelo professor Marcos Maciel,  realizou  a sua SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA,com a participação de estudantes, professores, servidores e da comunidade. A programação está voltada para as áreas do campus Eletroeletrônica, Saneamento e Agroindústria, com a participação de professores do IFPE e de outras Instituições.
Um dos assuntos em debate foi à questão da Acessibilidade,,muito na moda mas longe da prática. O Major Marcelino Carvalho, hoje no Lions Arcoverde, que encontra-se paraplégico em virtude de um acidente automobilístico em serviço em São José do Egito, quando servia ao 23º BPM, foi o palestrante com o tema “ACESSIBILIDADE: RESPEITE ESSE DIREITO”.
Ele falou dos desafios enfrentados por nossas cidades. E parabenizou a direção do IFPE Afogados pelo empenho e respeito às pessoas com deficiência. “Qualquer pessoa tem acesso a mais de 90% dos ambientes, é uma grande conquista”, comemorou.
 
 
Por Nill Júnior em 19-10-2012 as 17:10

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

VEJA QUE BELO SONETO DO GRANDE POETA DEDÉ MONTEIRO"O SOFRIMENTO TAMBEM RESSUSCITA".



     Quantos e quantos, sendo tão perfeitos,
   Cheios de vida e pela vida aceitos,
   Tendo ao alcance tanto conteúdo,
   Levam a vida a reclamar de tudo.    


   Quem vive assim e finge que padece,
   Ou desconhece ou faz que não conhece
   A vida heroica de alguns "diferentes"
   Que são exemplos pros inconscientes.    


   Esses gigantes que a fatalidade
   Quis anulá-los da sociedade,
   Usando golpes de força infinita,    


   Vivem alegres e fazendo planos,
   Mostrando ao mundo que apesar dos danos,
   O sofrimento tambem ressuscita.   

   
    
    Soneto do Poeta Tabirense:
   (Dedé Monteiro).