Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

EXCLUSIVO:PROFESSORA PAULA AMARAL É A NOVA PRESIDENTE DO CONSELHO DO FUNDEB




Hoje na Câmara de Vereadores de Tabira, teve a reunião do Sindicato dos Professores de Tabira. Na ocasião a Professora Paula Amaral (foto), foi eleita pela categoria dos professores tabirenses como Presidente do Conselho do FUNDEB e da Comissão do Sindicato dos Professores de Tabira (SINDOPRON).
Fonte: Junior Finfa

PAULA AMARAL: “SEBASTIÃO DIAS TEM QUE GOVERNAR PARA TODO MUNDO”.


A Professora Paula Amaral ocupou o expediente livre da Câmara de Vereadores de Tabira no dia 25\03\2013,  para fazer uma série observações crítica a forma como Sebastião Dias está conduzido o Governo. Paula iniciou a sua falação rebatendo o líder do Governo, Vereador Aristóteles Monteiro do PT,  pelo fato de o mesmo ter feito uma observação antes a respeito do rumo dos debates. Em outras palavras, para ele os debates na Câmara estariam resvalando para o campo pessoal. Rebatendo o Vereador, Paula Amaral disse: “aqui é a casa do povo, vereador Aristóteles”.  E continuou dizendo: “Sebastião tem que governar para todo mundo, eu vou provar que ele não está governando”. 
Segundo Paula “eu acho que o povo precisa ir às ruas, o povo pode tudo, o povo bota e o povo tira”.  Paula contou que foi convidada por Flávio Marques para conversar com Sebastião e aceitou o convite. Conforme Paula “eu sempre gostei de poesia, não sou como alguns secretários que gostam de poesia agora”. Ela disse que quando  chegou à prefeitura não foi bem recebida nem pelo prefeito nem muito menos pelo Secretário Gabinete que a seguiu sala por sala e ainda bateu a porta quando ela ia saindo do prédio. Paula disse “eu sou uma tabirense que merece respeito, não me chame mais aqui para ser destratada”. Paula ainda denunciou a forma como montaram na educação a sua carga-horária dividindo as aulas de matemática, deixando só uma aula na sexta-feira. Segundo ela “isso assassina a disciplina, prejudica a educação e o próprio aprendizado do aluno”. A professora ainda denunciou a dificuldade que está tendo para conseguir um atestado médico, pois estão exigindo uma junta médica. Ela tem uma irmã com CA e disse “parece que ninguém aqui adoece”, referindo-se aos membros do governo. Na conclusão Paula disse que “se o povo soubesse a força que tem, Tabira não seria assim”… Paula ainda agradeceu o apoio que tem recebido do Dr. Alan Xavier e da equipe médica, mas criticou também, dizendo está decepcionada, com a quantidade de segurança que estava protegendo o prefeito Sebastião Dias na última festa. Finalizou agradecendo a todos e dizendo: “Virei quantas vezes quiser, essa é minha casa,” se referindo a Câmara de Vereadores de Tabira.
Fonte: tabiraemdebate 

terça-feira, 26 de março de 2013

ESPALHAFATOS


Nos últimos dias, a imprensa local noticiou o anúncio do empresário José de Arimatéia, que declarou apoio ao ex-prefeito José Edson Cristóvão de Carvalho, o Dinca Brandino, do PSB. Na oportunidade, Téia afirmou que mesmo tendo compromisso com Anchieta Patriota, apoiaria Dinca para Deputado Estadual, caso esse viesse a concorrer.
No episódio de Dinca, antes de uma escolha pessoal, impõe-se uma decisão judicial que o deixou inelegível por oito anos. Em dezembro de 2012, o Ministro Dias Toffoli indeferiu pedido de registro de José Edson Cristóvão de Carvalho ao cargo de prefeito do Município de Tabira/PE. Dinca foi enquadrado na Lei Complementar 135/ 2010, Lei da Ficha Limpa. Ele teve a prestação de contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e pela Câmara Municipal de Vereadores de Tabira e seu nome consta na lista dos fichas suja, além de responder na Comarca de Tabira por ato de improbidade administrativa.
Para os analistas da política tabirense, Dinca deverá votar em Anchieta Patriota para Deputado Estadual, como forma de corresponder o apoio declarado pelo empresário.
Foi isso.
Poço de mágoas – Quem conversou com Marcílio Pires atesta: ele é um poço de mágoas e ressentimento. O ex-presidente da Câmara de Tabira não absorveu ter sido preterido pelos ex-prefeitos Josete Amaral e Rosalvo Sampaio.
Afastado da política – É o que se pode dizer do ex-prefeito Dinca Brandino. Depois de deixar o cargo, em janeiro, o ex-gestor tem dedicado seu tempo para a sua empresa.
Solicitado ao Estado - O ex-prefeito e médico Josete Amaral já foi requisitado pelo prefeito Sebastião Dias, ao Secretário Estadual de Saúde, Antonio Figueira. Se aceito, Amaral deve começar a atender no Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, em Tabira, ainda nesse primeiro semestre.
Sob nova direção – Assim está o Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de Tabira, desde a última quarta-feira, dia 06. Marli Ferreira Gomes volta ao cargo de Diretora, função exercida entre os anos de 2005 a 2008.
Agendado – Ficou para Julho, no Festival de Inverno da Borborema, o retorno da dupla Os Nonatos, ao município de Tabira. No último sábado, eles deram um show na Praça Gonçalo Gomes.
Data definida – A inauguração do Botequim, na Rua Severino Pires Ferreira, do empresário Érico Amorim, foi marcada para o dia 30 de março.
Projeto em andamento – O atual presidente da Câmara, José Ubirajara Vieira Jucá Filho, o Zé de Bira, já tem dado claro sinais de que pretende liderar o campo das oposições para se transformar no candidato natural do grupo. Uma das provas é o slogan utilizado pelo legislativo: “O futuro começa agora”.
Na contramão – Por outro lado, o ex-vice-prefeito Joel Mariano, utiliza o programa do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Tabira para propagar a sua política. Ele tenta construir, juntamente com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a melhor imagem para tirar Zé de Bira do páreo.
De mudança – Está a Delegacia de Polícia Civil de Tabira. A Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco alugou e patrocina uma grande reforma no imóvel, localizado na Rua Antonio Pereira Amorim.
De vento em polpa – Ficou o Polo de Educação a Distância de Tabira no processo seletivo dos Cursos Técnicos da Secretaria Estadual de Educação. Em mensagem divulgada, o ex-Secretário de Educação, Gustavo Barros, afirmou que 518 candidatos foram inscritos para cento e cinquenta vagas disponibilizadas.
Fonte: www.tabirahoje.com.br

ADOLESCENTES - ENTENDER A CABEÇA DESSA TURMA É A CHAVE PARA OBTER UM BOM APRENDIZADO


Quando o problema é outro
O mundo do jovem na escola: a turma de Jefferson de Carvalho, do Colégio Madre Alix, aprendeu Ciências ao adaptar um popular jogo de cartas. Foto: Manuel Nogueira
O mundo do jovem na escola: a turma de Jefferson de Carvalho, do Colégio Madre Alix, aprendeu Ciências ao adaptar um popular jogo de cartas. Foto: Manuel Nogueira
Nem sempre, contudo, atitudes inadequadas do aluno são totalmente justificadas pela fase por que passa. Agressividade ou problemas de socialização podem ter causas mais sérias, com as quais o adolescente não sabe lidar. "Vale o professor ficar atento também à vida familiar do estudante", alerta Tania Saade. "O jovem não tem um bom rendimento escolar se os pais o agridem física ou moralmente."

Há ainda alunos que chegam à adolescência com problemas auditivos ou visuais nunca tratados, o que justifica o desinteresse pelas aulas. Outro tipo de caso citado pela neuropediatra é o dos estudantes que não cursaram a Educação Infantil. Nessa etapa da escolarização, o aluno aprende a se socializar e a conviver com regras, além de desenvolver a linguagem oral e a psicomotricidade. "É fundamental o professor estudar o histórico completo do aluno e estar atento ao que se passa com ele fora da escola", recomenda Tania.

Trabalhar dessa maneira — conhecendo bem o aluno, fazendo pontes constantes entre o mundo jovem e a matéria a ser dada e driblando o comportamento agitado da turma — requer comprometimento, planejamento apurado e alto grau de paciência. Para não perder o equilíbrio, as especialistas dão uma sugestão importante: deixe seus problemas do lado de fora da sala e não absorva aqueles que surgirem lá dentro. Não é fácil, mas dados os primeiros passos, não só o conteúdo vai ser bem trabalhado como também a formação humana, que justifica a existência da escola.

Cada atitude pede uma solução 

Você evita prejudicar suas aulas quando lida adequadamente com reações típicas da adolescência.

Desinteresse — O jovem está mais preocupado com a roupa que vai usar do que com os presidentes da época da ditadura. Tente saber o que passa pela cabeça dele e contemple em suas aulas as dúvidas que traz sobre sexualidade, por exemplo, por meio de dinâmicas, pesquisas ou debates. Para não expor ninguém, procure ter conversas particulares. O estudante precisa sentir que a escola satisfaz suas expectativas.

Agressividade — Vandalismo e agressões verbais e físicas, por exemplo, podem ser resposta do jovem ao mundo que o cerca. Cobranças por bom desempenho escolar e por atitudes maduras geram ansiedade e reações inadequadas, já que ele não se sente apto a atender às expectativas. Procure saber como é o relacionamento do aluno com os pais e que idéia faz de si mesmo e de seu futuro. Se ele encontrar na escola um local para expressar seus pensamentos e descobrir suas aptidões, o nível de ansiedade e a agressividade diminuem.

Arrogância — O adolescente acha que pode tudo. A idéia de que está sempre certo faz com que ele desdenhe do que é dito ou imposto. Em vez de responder à altura, uma boa solução é questioná-lo. Peça que explique o que tem em mente e pergunte porque usou aquele tom de voz. Para responder, ele vai formular melhor os argumentos. Pode ser que reconheça o erro, mas, mesmo se ele mantiver o que disse, já terá ao menos aprendido a se expressar de forma educada.

Rebeldia — Você sugere à turma a apresentação oral de um conteúdo estudado. Responder com um baita "Ah, não!" geralmente é a primeira reação. Os motivos podem ser insegurança ou mesmo uma forma de se auto-afirmar frente aos colegas. O problema é quando a negação vem de forma brusca. O melhor a fazer, nesse caso, é não entrar no embate já que o jovem testa os mais velhos para ver até onde pode ir. Ao falar o que é necessário e deixar claro o papel de cada um, você conquista o respeito deles pelo bom exemplo.

Resistência — O jovem quer experimentar tudo, viver tudo, saber de tudo. Só que tem sempre um adulto dizendo o que ele não pode fazer. Mesmo que essas sejam orientações sensatas, é preciso compreender que sensatez ainda não é uma qualidade que eles valorizam. O adulto é quem impede as coisas que dão prazer. Por isso a resistência ao que vem do professor ou dos pais (e nisso se inclui o conteúdo escolar). Antes de começar a aula, por que não bater um papo rápido sobre algo que interessa à moçada? Aberto o espaço, os jovens baixam a guarda e percebem que para tudo tem hora.

Maiores informações:

segunda-feira, 25 de março de 2013

AMPLIADA A ISENÇÃO DO ICMS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


A compra de veículo 0 km com isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), que antes beneficiava apenas pessoas com deficiência física, com autonomia para dirigir, foi estendida às pessoas com deficiência visual, intelectual e autista. 
Veja mais no blog: http://cantinhodoscadeirantes.blogspot.com.br/2013/03/ampliada-isencao-do-icms-para-pessoas.html

EDUARDO DESCARTA AGENDA POLÍTICA EM ENCONTRO COM DILMA: "SERÁ UMA REUNIÃO DE TRABALHO"

 
O Governador Eduardo Campos acabou recepciona neste momento a Presidente Dilma no Aeroporto de Serra Talhada. Momentos antes, ele falou a este blogueiro sobre a visita de Dilma e sobre a especulação sobre a relação de ambos. Leia :
Nill Júnior : Qual sua expectativa para esse encontro com a Presidente Dilma ?
Eduardo Campos : É muito grande. Vamos tratar de temas como o da necessidade de garantir esse prazo da Adutora do Pajeú. Semana passada conversei com Dom Egídio Bisol quando tratamos do tema. A presidente deve anunciar também outras ações importantes, há grande expectativa sobre sua vinda. E a Adutora vai atender municípios do Alto Pajeú. Outro anúncio importante será do Canal de Entremontes,  ação muito importante do eixo norte da Transposição.
Nill Júnior : Apesar das  chuvas, as previsões não são das melhores, não é ?
Eduardo Campos : As chuvas alimentaram a esperança e foram importantes. Em cidades como Carnaíba choveu 100 milímetros .Mas remos que garantir, assegurar a manutenção do rebanho. Vamos  falar pra ela o que o Estado está fazendo. Obras como adutoras, perfuração de poços para fazer essa travessia tão difícil. As chuvas estão  partidas, mas ajudam um pouco. Temos que recompor o rebanho, buscar dos banco acesso a crédito, dentre outras ações.
Nill Júnior : A imprensa vai buscar explorar o viés políticos desse encontro. O senhor está preparado para essa abordagem ?
Eduardo Campos : Está tudo tranquilo. Será uma reunião de trabalho, importante pra Pernambuco, é isso que vamos tratar. Não é essa a agenda (política).
 
 
Por Nill Júnior 

sexta-feira, 22 de março de 2013

"O SOFRIMENTO TAMBÉM RESSUSCITA".


Quantos e quantos, sendo tão perfeitos,
Cheios de vida e pela vida aceitos,
Tendo ao alcance tanto conteúdo,

Levam a vida a reclamar de tudo.

Quem vive assim e finge que padece,
Ou desconhece ou faz que não conhece
A vida heróica de alguns "diferentes"
Que são exemplos pros inconscientes.

Esses gigantes que a fatalidade
Quis anulá-los da sociedade,
Usando golpes de força infinita,

Vivem alegres e fazendo planos,
Mostrando ao mundo que apesar dos danos,
O sofrimento também ressuscita.



Soneto do Poeta Tabirense:
(Dedé Monteiro).

MUDE HÁBITOS E ECONOMIZE 170 LITROS DE ÁGUA POR DIA

No Dia Mundial da Água, O POVO dá sugestões para você incorporar à rotina e, assim, economizar pelo menos 170 litros de água por dia. Momento mais que oportuno diante da estiagem que assola o Estado


LEITORES DO BLOG DO PLANALTO ESCOLHEM CASAS ADAPTÁVEIS COMO MEDIDA MAIS IMPORTANTE DO PLANO VIVER SEM LIMITE


Blog do PlanaltoEm enquete realizada no Blog do Planalto, os leitores escolheram a adaptação de 1,2 milhão de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida como a medida mais importante do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite.
Até 2014 deverão ser investidos R$ 7,6 bilhões em iniciativas como a oferta de 150 mil vagas no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com alimentação, transporte e material didático; expansão dos centros-dia para as 27 unidades da federação; e linha de microcrédito do Banco do Brasil com juros facilitados para compra de 250 itens; entre outras.
“O nosso objetivo é atender a população com deficiência, com políticas diferenciadas para cada tipo de necessidade, para cada tipo de barreira que precisar ser removida. Nós nos comprometemos a investir R$ 7,6 bilhões nas áreas de saúde, de educação, de acessibilidade e trabalho. E estamos empenhados, não só os ministros aqui presentes, mas é o ministério, está empenhado para alcançar esse objetivo”, afirmou Dilma, durante 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em dezembro, em Brasília.
Veja o resultado da enquete:
O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite – prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014. Qual iniciativa você considera mais importante?
1,2 milhão de casas adaptáveis no programa Minha Casa Minha Vida – (39%)
150 mil vagas no Pronatec até 2014, com alimentação, transporte e material didático – (33%)
R$ 150 milhões em financiamento para desenvolver tecnologias e produtos – (14%)
Expansão dos centros-dia para as 27 unidades da federação – (10%)
Linha de microcrédito do BB com juros facilitados para compra de 250 itens – (4%)

CARROS APRRENDIDOS EM OPERAÇÕES VIRAM DEPÓSITO DE LIXO E RATOS EM ITAPETIM


 
A Polícia Civil e Secretaria de Defesa Social tem que dar um destino às latas velhas que foram apreendidas em operações policiais e jogadas no pátio da Cadeia Pública de Itapetim. A questão também precisa de uma cobrança do prefeito Arquimedes Machado em nome da saúde pública.
O local virou depósito de ferro velho e lixo. Dentro dos veículos, impestações de ratos e baratas tiram o sossego de quem mora no entorno do prédio.
O23º BPM  já encaminhou ofícios cobrando solução do caso ao MP  e ainda não tomou providências. A situação também esbarra na burocracia que impede destino para veículos apreendidos a não ser com ordem judicial.
 
 
Por Nill Júnior 

NÍVEL DA BARRAGEM DE BROTAS SUBIU



 
Com as últimas chuvas registradas na região melhorou o nível dos reservatórios. A Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, que abastece também Tabira, até as 17h20 de ontem havia aumentado o seu nível em 40% de acordo com informações da Compesa. (Anchieta Santos)

GOVERNO CRIA MECANISMO PERMANENTE DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO

ranilson
O Secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a população afetada pela estiagem. Ranilson representou o Governo, ontem (21), no auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap),  na entrega de um documento contendo propostas para a convivência com o semiárido. Uma cartilha com diretrizes baseadas em experiências vividas pelas famílias rurais e organizadas pelos movimentos sociais e sindicais, organizações não governamentais, a exemplo da Articulação do Semiárido (ASA-PE), foi elaborada pela sociedade civil organizada sob a coordenação da Igreja Católica e da Fetape.
“O governo se preocupa com as medidas emergenciais, mas ao mesmo tempo vem desenvolvendo ações estruturadoras”, destacou o secretário, acrescentando que esta semana foi publicada no Diário Oficial do Estado, a Lei que institui a Política Estadual de Convivência com o Semiárido sancionada pelo Governador Eduardo Campos. “Este é um mecanismo de caráter permanente para ajudar a população a conviver com esse fenômeno natural da região Semiárida”, ratificou.

Publicado em  por Júnior Alves


tabirahoje

sexta-feira, 15 de março de 2013

GENTILEZA URBANA


Relacionados
O trânsito em números
 O último anuário estatístico do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) traz os principais números relativos a trânsito no Brasil. Em 2009, o País registrou uma frota de 59,3 milhões de veículos e mais de 400 mil acidentes de trânsito com vítimas. A redução destes altos índices depende da gentileza e tolerância dos 51,8 milhões de condutores habilitados existentes no Brasil, e também da colaboração dos ciclistas, pedestres, e todos que utilizam as vias urbanas do País. Veja abaixo as estatísticas, de 2009, do Denatran:
Acidentes de trânsito com vítimas no Brasil – 403.278
Colisão ou choque – 202.102
Tombamento/Capotamento – 31.524
Atropelamento – 49.052
Choque c/ Objeto Fixo – 31.752
Vítimas fatais de acidentes de trânsito - 20.604
Por sexo
Masculino – 16.077
Feminino – 3.651
Por tipo
Condutores – 4.638
Passageiros – 3.939
Pedestres – 4.685
Ciclistas – 2.468
Motociclistas – 5.266
Vítimas não fatais de acidentes de trânsito – 501.829
Veículos envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas - 726.220
Automóvel/Camioneta – 248.863
Ônibus/Microônibus – 20.184
Caminhão/Caminhonete – 116.201
Motocicleta – 210.042
Bicicleta – 79.482
Condutores habilitados - 51.835.182
Condutores envolvidos em acidentes de trânsito com vítimas - 565.254
Por idade
Menores de 18 anos - 18.754
18 a 29 anos - 177.093
30 a 59 anos - 218.819
60 anos ou mais - 23.317   
Por sexo:
Masculino - 388.712
Feminino - 70.878
Frota de veículos em 2009 – 59.361.642
Frota de veículos por capital (do maior para o menor)
São Paulo     6.140.189
Rio de Janeiro     1.947.622
Belo Horizonte     1.227.917
Curitiba    1.193.580
Brasília     1.149.696
Goiânia    808.618
Porto Alegre     672.624
Fortaleza     645.765
Salvador    597.039
Recife    450.322
Manaus    407.873
Campo Grande    359.470
Belém     263.643
Natal     255.817
Teresina     246.053
Florianópolis     243.399
Cuiabá    241.564
São Luís     217.515
João Pessoa     204.679
Aracaju    187.299
Maceió    185.773
Vitória    153.360
Porto Velho     135.661
Boa Vista     99.316
Palmas    95.957
Rio Branco     93.650
Macapá     81.992
Fontes:
Denatran
Ministério das Cidades

TUCANO QUER QUE PREFEITURA CRIE PORTAL DA TRANSPARÊNCIA


Ontem à noite (13) a Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão. Na pauta, diversos Projetos e Requerimentos. O tucano Igor Sá Mariano (PSDB) apresentou Projeto de Lei nº 004/2013 solicitando que o Executivo crie um Portal da Transparência do município.

Caso seja aprovado, o Projeto obriga o Poder Executivo a disponibilizar em site oficial, pela rede mundial de computadores, as informações referentes à execução financeiro-orçamentária e à estrutura de Administração Pública Direta e Indireta do município de Afogados da Ingazeira.

O projeto estabelece que o site oficial terá que apresentar as informações de forma simplificada e de fácil leitura e consulta. "Tenho certeza que os colegas da Câmara vão aprovar este projeto que é de extrema importância para sociedade afogadense, no portal poderemos ter acesso ao Orçamento anual de cada secretaria. O executivo também terá que apresentar dados sobre licitações, passagens e diárias e toda a Estrutura da Administração", destacou o vereador.

O Projeto continua em tramitação na Casa até que seja analisado pelas Comissões de Justiça e Redação e Finanças e Orçamento.
Lei de Acesso à Informação : No país, a Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº 12.527 de 2011, que entrou em vigor  a partir do dia 16 de maio de 2012, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. 
 
 
Por Nill Júnior em 14-03-2013 as 11:5

quarta-feira, 13 de março de 2013

COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.


sábado, 9 de março de 2013

PRESIDENTE DO PSB DE TABIRA SOFRE AVC

ubirajara

O presidente do PSB de Tabira, Ubiraraja Jucá, foi transferido ontem para o Recife, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Antes, ele chegou a ser socorrido para a Clínica Samed.

O Dr. Ubirajara é ex-vice-prefeito, ex-vereador e x-presidente da Câmara e pai do atual Presidente da Câmara de Tabira, Zé de Bira. (Anchieta Santos).
 
Fonte: Tabira Hoje

sexta-feira, 8 de março de 2013

"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"


quinta-feira, 7 de março de 2013

VALORES REPASSADOS - MUNICÍPIO - TABIRA - 28/02/2013 A 07/03/2013 - FUNDO A FUNDO


EM PERNAMBUCO, EDUCAÇÃO VAI DE MAL A PIOR



  Apenas 7,7% dos alunos do 3º ano do ensino médio na rede pública de Pernambuco têm conhecimentos adequados à série em matemática, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). O índice demonstra por que o Estado é um dos quatro brasileiros que não atingiram as metas estabelecidas na educação. Alagoas, Amapá e Roraima também não têm o que comemorar nesse quesito.Os números foram divulgados nesta quarta-feira (6) e fazem parte do relatório De Olho nas Metas, elaborado pelo movimento Todos Pela Educação, que acompanha os indicadores educacionais do País para cumprir cinco metas até 2021:

» Meta 1: toda criança de 4 a 17 anos na escola
» Meta 2: toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos
» Meta 3: todo aluno com aprendizado adequado à sua série
» Meta 4: todo jovem de 19 anos com ensino médio completo
» Meta 5: investimento em educação ampliado e bem gerido

Os números são da rede pública de educação e são medidos pela média do resultado obtido pelos alunos na Prova Brasil, pelos níveis: para a o 5º ano, o nível mínimo em matemática deveria ser de 225 e, em português, 200; para o 9º ano, em matemática, o nível deveria ser de 300 e 275 em português.

Fonte: http://maiscasinhas.blogspot.com.br

Inscrições para os Cursos Técnicos à distância do Polo Tabira encerram-se nesta quinta-feira

 (por Lidianne Symara)

As inscrições para os cursos técnicos a distância da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco encerram-se nesta quinta-feira, 07/03. O Polo de Educação a distância de Tabira está com oferta de vagas nos cursos Técnicos em Administração, Biblioteca, Informática, Logística, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos. As inscrições devem ser realizadas através do site da Secretaria de Educação do estado www.seep.com.br .

Podem participar do processo seletivo os estudantes que estejam cursando o segundo ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos.

A inscrição é gratuita, bem como todo o curso é feito sem nenhum custo para o aluno.

O processo seletivo será realizado a partir do dia 11/03 ao dia 22/03 com horários definidos no ato da inscrição, o estudante realizará uma avaliação on line no Polo de sua escolha. A prova conterá 20 questões, sendo dez de Língua portuguesa e dez de matemática.

Os estudantes aprovados terão carga horária semanal obrigatória no Polo de sua escolha, tais dias são definidos de acordo com o curso escolhido. Mais informações sobre o certame no site ou através do fone (87)38472366 no Polo de Educação a Distância de Tabira.

Faça já a sua inscrição, não perca essa oportunidade. O mercado de trabalho necessita de mão de obra qualificada e você pode ser o profissional que o mercado precisa, basta qualificar-se.

fonte: blogtabiradetodos

quarta-feira, 6 de março de 2013

PREFEITURAS COM MENOS DE 50 MIL HABITANTES TERÃO QUE DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES NA NET ATÉ 27 DE MAIO


A partir de 27 de maio, todas as prefeituras com menos de 50 mil habitantes terão que divulgar todos os dados relativos às suas receitas e despesas, em tempo real, na internet. É o que dispõe a Lei Complementar 131/2009, mais conhecida como Lei da Transparência, criada pelo senador amapaense João Capiberibe (PSB).

De agora em diante, todo e qualquer cidadão tem o direito de receber informações dos órgãos públicos, inclusive ter acesso às folhas de pagamento. Na prática, o acesso a estes dados direciona para o alcance de outros direitos, como melhorias na saúde, na educação, na segurança e demais áreas. “Em outras palavras, ao obter dados detalhados sobre como e quanto as instituições públicas e o governo investe, o cidadão passa a ter argumentos para exigir mudanças e melhorias nos serviços” – destaca o senador.

Ele lembra que as prefeituras com menos de 50 mil habitantes tiveram quatro anos para se adaptar à exigência de divulgação das informações. Apenas 612 cidades com mais de 50 mil habitantes estavam obrigadas a informar a execução orçamentária na internet desde 2011. A prefeitura que não cumprir a determinação pode ter os repasses da União suspensos e os gestores podem responder a processos por improbidade administrativa.

“Estas informações são um direito da sociedade brasileira e, por isto mesmo, deve estar atenta e cobrar a divulgação dos dados” – enfatiza Capiberibe.


Por Nill Júnior

terça-feira, 5 de março de 2013

CHÁCARA DE DICINHA PROMOVERÁ MAIS UM MOMENTO DE LAZER

No Próximo dia 10/03 (Domingo), A chácara de Dicinha do Calçamento no Povoado de Campos Novos, Abrirá suas portas para mais um momento de lazer com os amigos, lá teremos um Bar com: Bebidas, Comidas Típicas como: Galinha de Capoeira, pamonha, boi na brasa, linguiça assada, feijoada. Teremos também: banho de bica, tirolesa, piscina, futebol de campo, num ambiente familiar e agradável, A ENTRADA É FRANCA (GRÁTIS).

A sua presença é Indispensável.
DIVULGUEM ESTE EVENTO
COMPARTILHEM!

No Próximo dia 10/03 (Domingo), A chácara de Dicinha do Calçamento no Povoado de Campos Novos, Abrirá suas portas para mais um momento de lazer com os amigos, lá teremos um Bar com: Bebidas, Comidas Típicas como: Galinha de Capoeira, pamonha, boi na brasa, linguiça assada, feijoada. Teremos também: banho de bica, tirolesa, piscina, futebol de campo, num ambiente familiar e agradável, A ENTRADA É FRANCA (GRÁTIS).

A sua presença é Indispensável.
DIVULGUEM ESTE EVENTO
COMPARTILHEM!

PRESIDENTE DA CÂMARA E VAL DO ARCHOTE PARTICIPAM DE TORNEIO BENEFICENTE NA CHÁCARA DE DICINHA DO CALÇAMENTO


O nosso Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Zé de Bira,marcou presença no torneio beneficente e bateu um bolão! na Chácara de @[100003858912537:2048:Dicinha Do Calçamento]!!
Parabéns Presidente pelo belo gesto de solidariedade!
O nosso Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, Zé de Bira, e o Vereador Val do Archote marcaram presença no torneio beneficente e bateram um bolão! na Chácara de Dicinha Do Calçamento!!
Parabéns Presidente e a Val do Archote pelo belo gesto de solidariedade!

segunda-feira, 4 de março de 2013

PLENÁRIO APROVA FIM DE AJUDA DE CUSTO A PARLAMENTARES

Qua, 27 de Fevereiro de 2013 22:40
Deputada Mara Gabrilli trabalhou para aprovar a medida que acaba com os 14º e 15º salários

O Plenário aprovou, por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 569/12, do Senado, que acaba com a ajuda de custo para os parlamentares no início e no final de cada ano. Essa ajuda é conhecida como 14º e 15º salários.

O benefício será pago somente no primeiro e no último mês dos mandatos de deputado (de quatro anos) e de senador (oito anos).

Durante a votação, o painel eletrônico registrou a presença de 476 deputados.

A matéria vai a promulgação. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, agradeceu o apoio dos deputados. “Parabéns a este Plenário, que resgata a altivez dessa Casa”, afirmou.

Origem do benefício
As ajudas de custo aos parlamentares foram criadas pela Constituição de 1946, quando a capital era ainda no Rio de Janeiro, com o objetivo de custear as viagens, que eram mais difíceis naquela época. A partir da Constituição de 1988, não constou mais no texto a referência à ajuda, que passou a ser disciplinada em legislação infraconstitucional.

Fonte: Agência Câmara, 27/02/2013 - 18h19

MATADOURO PÚBLICO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

A Rádio Pajeú recebeu hoje a denúncia de que um animal em pele e osso estaria no curral do Matadouro Público de Afogados da Ingazeira aguardando para ser abatido.

O Portal Pajeú Rádioweb esteve no local e constatou que havia no curral uma vaca extremamente magra e com feridas pelo corpo aguardando o horário do abate, que começa às 10h.


As condições de higiene em que os animais são abatidos e a carne manuseada também chamam a atenção. Nas duas imagens seguintes veja o local onde são depositadas as vísceras e patas dos animais antes de serem levadas dentro de sacos e em uma carroça de burro para o açougue.





Fonte: Rádio Pajeú 

AS FINANÇAS SECRETAS DO VATICANO



Por Marcelo Justo, no sítio Carta Maior
O Papa Bento XVI abandona o barco em meio a sérios problemas financeiros. A investigação por lavagem de dinheiro do Banco do Vaticano, as indenizações pelos escândalos sexuais e o número decrescente de fieis e doações são alguns dos problemas que o próximo pontífice herdará. Ninguém sabe exatamente quanto gasta a Igreja Católica em nível mundial, mas segundo uma investigação da revista inglesa The Economist, publicada no ano passado com base em dados de 2010, a cifra rondaria os 170 bilhões de dólares.


Em um livro sobre as finanças secretas da Igreja Católica, o jornalista Jason Berry, que investigou o tema nos últimos 25 anos, afirma que a estrutura financeira da igreja é “caótica” e “opaca”. Em entrevista à Carta Maior, Berry falou das dificuldades econômicas do Vaticano que, para ele, remetem à guerra fria e à massiva injeção de dinheiro da CIA no Vaticano para neutralizar a ameaça do Partido Comunista Italiano, então o mais poderoso da Europa ocidental.

Como é a estrutura financeira da Igreja Católica em nível mundial?

A Igreja Católica é muito hierárquica, monárquica eu diria, com o Papa como líder e dioceses dirigidas por arcebispos e bispos em todo o globo. Mas, em virtude de seu próprio tamanho, é internamente caótica e ingovernável. Cada bispo trabalha em sua diocese como se estivesse comandando um principado.

O que sabemos de concreto sobre a riqueza do Vaticano?

Há uma absoluta opacidade nas contas. Quando o vaticano declara suas rendas e gastos anuais não inclui o Instituto para as Obras de Religião, o IOR, mais popularmente conhecido como o Banco do Vaticano, cujos fundos são estimados em cerca de 2 bilhões de dólares. O IOR tem sido administrado em um clima de absoluta falta de transparência, o que o converteu em um veículo perfeito para o trânsito de todo tipo de fundos. Mas agora, com a investigação do Banco Central da Itália sobre lavagem de dinheiro, isso está mudando.

Segundo algumas informações, o Vaticano tem interesses em uma empresa de espaguete, no setor financeiro, aviação, propriedades e uma companhia cinematográfica. Diz-se, inclusive, que controla entre 7 e 10% da economia italiana. Mas, dada a opacidade de suas contas, até onde é possível confirmar essas informações?

Há informação disponível a instituições que nos permite saber onde está o dinheiro do Vaticano. Na Itália, o Vaticano investiu muito no Banco de Roma, que foi fundamental na reconstrução da Itália depois do “Risorgimento” no século XIX. Também tem negócios na área dos transportes públicos. A isso deve-se somar propriedades na própria Itália, na Europa e nos Estados Unidos. O Vaticano chegou a ser um dos proprietários do edifício Watergate, do famoso escândalo que provocou a renúncia de Richard Nixon. O grande tema hoje em dia é averiguar até onde prestou serviços a clientes que o utilizam como um banco “off shore”.

Que impacto econômico os escândalos sexuais tiveram nas finanças da igreja?
Nos Estados Unidos esse impacto foi muito forte. As dioceses e ordens religiosas pagaram mais de dois bilhões de dólares. Em muitas cidades tiveram que fechar igrejas. Los Angeles, Chicago e Boston, três das mais importantes arquidioceses, tiveram um rombo médio de 90 milhões de dólares em seus fundos de pensão.

Em seu livro “Vows of Silence” você fala do fundador dos Legionários de Cristo, o mexicano Marcial Maciel que chegou a controlar um império de 650 milhões de dólares e contou com a proteção do Papa João Paulo II, apesar das denúncias de abusos sexuais. Maciel teve fortes vínculos com o governo de Pinochet no Chile e com os governos da América Central. Há alguma figura equivalente na igreja de hoje?

Maciel foi o mais bem sucedido coletor que a igreja teve. Começou no final dos anos 40 buscando apoio de milionários católicos no México, Venezuela e Espanha durante a perseguição dos padres no México e pouco depois da guerra civil espanhola. Com este dinheiro, Maciel formou sua própria base de poder em Roma e se converteu no porta-voz do setor mais conservador e militante da igreja. Assim como fez com Franco, se vinculou muito com Pinochet no Chile. Nos Estados Unidos o próprio diretor da CIA durante os anos Reagan, William Casey, fez uma doação de centenas de milhares de dólares aos legionários. Maciel comportava-se como um político que viajava pelo mundo arrecadando fundos para fazer avançar a causa do catolicismo conservador e a agenda política conservadora. Mas a verdade era que toda sua ideologia encobria um delinquente sexual com poderosos contatos.

Apesar de ter sido acusado de abusar de seminaristas, o Vaticano não o investigou até 2004, a pedido do cardeal Ratzinger, quando João Paulo II estava morrendo. Graças a isso sabemos que teve filhos com duas mulheres no México e que manteve ambos os lares com dinheiro da Legião de Cristo. O escândalo é que o Vaticano demorou tanto para investigá-lo e deixou que ele se transformasse em um Frankenstein. Não há hoje uma figura equivalente no que diz respeito à arrecadação de fundos.

Há uma longa história de escândalos nas finanças do Vaticano. Nos anos 80 houve o escândalo do Banco Ambrosiano e seu presidente, Roberto Calvi, que apareceu enforcado debaixo da ponte de Blackfriars em Londres. Calvi tinha fortes vínculos com o então presidente do Banco do Vaticano, o arcebispo estadunidense Paul Marcinkus. Há uma continuidade entre esses escândalos e os atuais problemas do banco?

Creio que na realidade é preciso retroagir à Segunda Guerra Mundial quando a CIA começou a transferir grandes somas para o Banco do Vaticano. Em 1948, foi a primeira eleição na qual o Partido Comunista italiano, convertido no mais importante da Europa, buscava o poder. Neste momento houve uma grande campanha nos Estados Unidos, patrocinada pelo governo, da qual participou Frank Sinatra, para financiar a democracia cristã. Este foi o começo da história do dinheiro que círculos dos serviços de inteligência estadunidenses para o Vaticano. Uma geração depois, com Roberto Calvi e Marcinkus, o banco havia se convertido em uma via muito lucrativa para a passagem de dinheiro. No final dos anos 80, o banco teve que pagar uma multa de 250 milhões de dólares. Já ali o banco funcionava como uma “off shore” para seus clientes privilegiados. Mas ainda falta muito por documentar sobre essa história.

* Tradução de Marco Aurélio Weissheimer

PREFEITURA DE TABIRA VAI COMEMORAR DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ida_da_mulher_convite
A Prefeitura de Tabira, por meio da Secretaria  Municipal de Administração promoverá na próxima sexta-feira, uma série de atividades relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
O evento vai acontecer na Rua Albertina Xavier Pires, em frente à Prefeitura Municipal de Tabira, com as presenças do prefeito Sebastião Dias e da vice-prefeita Genedy Brito, dos secretários municipais, dentre outros.
Confira a programação:
06h00 – Caminhada das Mulheres – Concentração na Academia das Cidades, do Bairro de Fátima II.
8h00 – Abertura do Evento.
8h30 – Exercícios de alongamento, flexibilidade e mobilidade articular.
8h30 – Início do atendimento na tenda com: aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientações gerais e avaliação nutricional.
9h30 – “Café com Sabor de Mulher”.
Ações de Beleza
Das 09h30 ás 12 horas e das 14 às 17 horas
- Cortes Femininos
- Manicure
- Limpeza de pele
- Escova

Fonte: blogtabirahoje

sábado, 2 de março de 2013

MORRE DONA LOURDES RODRIGUES, A MÃE DO EX-VICE-PREFEITO DE TABIRA



d. lourdes
Dona Lourdes com os netos
Maria de Lourdes Rodrigues Morais dos Santos, mãe do ex-vice-prefeito de Tabira Joselito Rodrigues, morreu neste sábado (02), às 06h, aos 74 anos. Ela estava internada no hospital  em Garanhuns
O velório de Dona Lourdes acontece na sua residência, localizada na Rua José Justo dos Santos, próximo da Câmara Municipal de Vereadores e o enterro será neste domingo, às 9h30, no Cemitério Parque da Saudade, em Tabira.
Heleno Trajano e Família vem externar os mais sinceros sentimentos a toda família Rodrigues.