Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PREFEITO SEBASTIÃO DIAS VISITA CHÁCARA DO SUPLENTE VEREADOR DICINHA, EM TABIRA


dicinha_sebastiao

Neste domingo (28), o prefeito de Tabira, poeta Sebastião Dias acompanhado do Secretário de Administração, Flávio Marques e dos empresários Paulo Manú e Vitor Soares, estiveram visitando a Chácara do suplente de vereador Dicinha dos Calçamentos, do PSB, no Povoado de Campos Novos, zona rural do município.
Durante a visita, Sebastião conversou com a família Dantas e relatou os planos que tem para o povoado. “Nós vamos desenvolver um grande trabalho pela zona rural do município de Tabira. Já estamos recuperando diversas estradas”, afirmou o gestor.
O pai do suplente, popularmente chamado de Danta, falou ao prefeito e correligionários presentes que torce pelo novo governo. “Sebastião, eu rezo todos os dias para que Deus lhe ajude a fazer um ótimo governo. Eu e minha família estamos disponíveis para colaborar”, disse acrescentando que “se a Prefeitura disponibilizar as pedras, cimento e areia ele e sua família pavimenta a Rua de Juvino”.
Fonte: blogtabirahoje

domingo, 28 de abril de 2013

EM TABIRA, ELEITORES FAZEM RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO

cartorio
O recadastramento biométrico está sendo feito em diversos municípios do estado. Em Tabira, os eleitores têm comparecido para regularizar a situação. Começou na última terça-feira (24) e segue até final de novembro deste ano o processo de recadastramento na cidade.
Segundo o juíza eleitoral do município, Dra. Clênya Pereira Medeiros, cerca de 20 mil eleitores devem até o fim do prazo passar pelo Cartório Eleitoral.
O Cartório Eleitoral fica localizado na Avenida Coronel Zuza Barros, em frente ao Fórum José Veríssimo Monteiro, no Centro. Em parceria com a prefeitura, um servidor do TRE, e dois do município estão atendendo os eleitores.
Para poder fazer o recadastramento é preciso o agendamento no site www.tre-pe.jus.br. o atendimento é de 8h às 15h.
Fonte: www.tabirahoje.com.br

sexta-feira, 26 de abril de 2013

PROVIAS - PROGRAMA DE INTERVENÇÕES VIÁRIAS


Linha de crédito, com recursos do BNDES, que tem por objetivo financiar a aquisição de máquinas e equipamentos nacionais novos, cadastrados no BNDES, destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas. 



Itens Financiáveis  



·        máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação: trator de lagartas, trator de roda (moto scraper), carregadeira de rodas, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, motoniveladora, retroescavadeira, rolo compressor, usina de asfalto móvel, compactador de solo, secador de solos, fresadora de asfalto, vibro acabadora de asfalto, espargidor de asfalto, distribuidor de asfalto, cortadora de piso; 
·         chassi de caminhão: caminhão leve, caminhão médio, caminhão pesado, caminhão trator; e 
·         carrocerias: graneleira, carga seca, baú de alumínio, plataforma, betoneira, tanques, contêineres, frigorífica, poliguindaste, compactadora de lixo, basculante, alumínio.

maiores detalhes acesse:



BLOG TRAJANDOCIDADANIA - 20 MIL ACESSOS!



Venho de público agradecer aos visitantes deste humilde blog, pela marca de 20 mil acessos, sabemos que parece pouco diante da popularidade de outros meios de comunicação, nosso blog é dedicado especificamente a divulgação de notícias de  Tabira - PE e, raras as vezes, da região. Esse número de 20 mil visitas foi alcançado em cinco anos de funcionamento do blog, mas com certeza atingiu o propósito desejado, desde 29 de dezembro de 2008. Começou com o objetivo de divulgar as informações da inclusão social e cidadania das pessoas com deficiência e noticias cotidianas da cidade e acabou se tornando o principal referencial das noticias em busca de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, só não em Tabira, mas em todo o pajeú.

Sou grato aos demais blogs parceiros que divulgam este humilde veículo de comunicação utilizado como fonte de informação de Tabira pelos principais órgãos de imprensa da nossa cidade, com várias notícias repercutidas em rádios da nossa cidade.

Sinto-me imensamente lisonjeado com o resultado do trabalho, mas estou consciente que estes números só aumenta a responsabilidade de continuar levando informação de qualidade com abordagem isenta e imparcial e, ao mesmo tempo, crítica, analítica e opinativa ao público Tabirense.

Há algumas coisas em que eu acredito. Entre elas, que a informação politiza o cidadão. E que quanto mais informação o cidadão tiver menos dependente ele fica dos políticos e dos poderosos. Um povo informado saberá cobrar os seus direitos e inverter a lógica perversa imposta pelos políticos de que ao povo só lhes cabe votar e cumprir com seus deveres (um deles de pagar pesados impostos) e quase nunca cobrar os seus direitos.

E eu quero agradecer a todos vocês que fazem uso deste humilde blog, Obrigado pelo apoio e continuarei contando com sua inestimável visita.

Sirvam-se deste blog como mais uma ferramenta de informação, de denúncia, de campanhas e mobilizações! Vamos juntos melhorar a nossa cidade! Para isso, precisamos mudar nossa maneira cidadã de ser, pois, uma sociedade esclarecida é uma sociedade livre para escolher! 

Heleno Trajano

VEREADORES DA OPOSIÇÃO JUSTIFICAM VOTO CONTRA PROVIAS E COBRAM AÇÕES DO PREFEITO DE TABIRA


Fazendo uma revelação curiosa de que é líder da oposição, mas só lidera o voto dele mesmo, o vereador Marcos Crente (PSB) disse em entrevista ao comunicador Anchieta Santos que votou contra o Provias (Programa de aquisição de máquinas para recuperação de estradas) porque entende que o município de Tabira vai se endividar ainda mais e utilizar um recurso para pagar o empréstimo que poderia ser usado na saúde.
No 1º turno, a Lei Regulatória que autoriza o empréstimo do executivo junto ao BB, recebeu o voto favorável de 8 vereadores contra dois (Marcos Crente e Wal do Bar). No 2º turno o placar foi de 8 a 1, com Wal mantendo o voto e Marcos Crente ausente por estar viajando.
Durante a entrevista à Radio Cidade FM, Val do Bar admitiu que votou contra o projeto seguindo a orientação do empresário José de Arimatéia. "Não sabia que as emendas ao projeto original trocaram uma máquina niveladora por dois compactadores de lixo e o prazo de pagamento foi estendido até 2016", disse o legislador.
Os vereadores foram unanimes em dizer que pelo recurso que recebeu, o governo Sebastião Dias ficou com mais de R$ 2 milhões livres, dinheiro que daria para iniciar pelo menos obras de calçamentos na cidade.
Marcos Crente aproveitou para provocar o médico tabirense João Veiga. “Parafechar o hospital, João Veiga veio a Tabira. Para reabrir ou dar uma luz sobre o novo hospital prometido, ele não aparece mais”.

SEGUNDO CULTURA LIVRE NAS FEIRAS EM TABIRA

A Secretaria de Cultura promoveu nessa última quarta-feira, 24 de abril, próximo à Praça Pedro Pires, a segunda apresentação do projeto Cultura Livre nas Feiras, com artistas locais. Nessa segunda edição se apresentaram os poetas Aldo Queiros, Dudu Morais, Dedé Monteiro, Tiago Monteiro e Paulo Monteiro. Nas atrações musicais estiveram Paulo Matricó, Wagner Fernando, Bêu e Alexandra.
20130424_10334520130424_10333820130424_10332220130424_10320220130424_103209
Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

quinta-feira, 25 de abril de 2013

ESTUDOS AMBIENTAIS


Semiárido

O semiárido ou caatinga abrange 1.135 cidades brasileiras da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Piauí e o norte de Minas Gerais.
Fred Jordão/Acervo ASAComTecnologias ajudam a promover desenvolvimento social do semi-áridoAmpliar
  • Tecnologias ajudam a promover desenvolvimento social do semi-árido
Com clima seco e poucas chuvas, mal distribuídas ao longo do ano, a região abriga mais de 23 milhões de pessoas, muitas delas em situação de extrema pobreza, e estende-se por uma área superior a 900.000 km2. Apesar disso, é uma região rica em diversidade ecológica, social e cultural.
A caatinga é caracterizada por arbustos espinhosos e florestas sazonalmente secas. Mesmo com baixos índices de chuva, a região é bastante heterogênea e sofre muita degradação ambiental com os processos de desertificação.
Até o momento foram registradas na região 932 espécies vegetais, das quais 318 são consideradas endêmicas (exclusivas daquela região). Quanto à fauna, há registro de 185 espécies de peixes, 107 de répteis e 49 de anfíbios, 348 de aves e 148 de mamíferos.
“São variadas as potencialidades do sertão: frutos nativos, flores e plantas ornamentais, minérios, artesanato, gastronomia, e, principalmente, a enorme riqueza em princípios fitoterápicos na maioria das plantas do semiárido”, explica o pesquisador do Instituto Nacional do Semiárido (INSA), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Aldrin Perez Marin.
O instituto realiza muitos estudos e ações para melhorar as condições de vida na caatinga. Um dos mais reconhecidos é o projeto da Conferência Nacional do Semiárido (CNSAB), ao oferecer à população local, sobretudo aos mais vulneráveis e historicamente excluídos, um espaço de interação em que seja possível refletir sobre o modo de vida da região e propor políticas públicas para sustentabilidade.
O outro é a Gestão de Informação e do Conhecimento (SGIC), visa criar uma fonte permanente de geração de conhecimento para subsidiar políticas públicas para os moradores do semiárido.
Já a Embrapa Semiárido tem como foco a “convivência com o semiárido”, e não de “combater as secas”. Por isso, o órgão é responsável por adaptar tecnologias que fortalecem a economia agrícola regional para, assim, reduzir os riscos de perda das safras.
Além disso, o semiárido brasileiro possui grande potencial turístico, por seu patrimônio natural, arqueológico e cultural, este último exemplificado pelos festejos juninos e religiosos, que atraem centenas de milhares de pessoas de todo o Brasil.
A região também é generosa no aspecto econômico, pela oferta de frutos comestíveis, plantas medicinais, palhas, fibras e cipós, látex, óleos e resinas e forragem.

DOIS SUSPEITOS DE CLONAR CARTÕES DE CRÉDITO SÃO PRESOS EM PE


25/04/2013 13h16 - Atualizado em 25/04/2013 14h26


Homens foram presos com mais de 100 cartões falsos e mercadorias.
Polícia conta que eles chegaram a gastar R$ 3 mil em um shopping.

A Delegacia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, apresentou nesta quinta-feira (25) duas pessoas suspeitas de clonar cartões de créditos e fazer compras em um shopping do Recife.
Os dois supeitos, ambos de 23 anos, foram presos com mais de 100 cartões falsos e com produtos comprados com esses cartões. Na casa de cada um, a polícia encontrou várias mercadorias. Os policiais conseguiram apreender ainda um tablet com informações técnicas de como fazer clonagem e uma maquineta de cartões de crédito.
Outro homem procurado pelo mesmo crime está foragido.”Apareceu uma vítima ontem [quarta] aqui na delegacia, e ela citava onde as pessoas tinham comprado com o cartão dela. Os agentes foram no shopping center e verificaram as lojas em que as pessoas compraram, e alguns vendedores passaram as informações de que essas pessoas tinham acabado de comprar nessas respectivas lojas. Eles gastaram ontem no shopping quase R$ 3 mil só em compras com os cartões clonados”, disse o delegado Erivaldo Guerra.
Os dois homens presos foram autuados por crime de estelionato e serão levados para o Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel).

CHUVAS IRREGULARES MARCAM REGIÃO DO PAJEÚ. QUIXABA É ONDE MAIS CHOVEU. EM TUPARETAMA,CHUVAS NÃO CHEGARAM A 100 MILÍMETROS

 


Cenários distintos no Pajeú : em Quixaba, bom volume de chuvas. Em Tuparetama, ainda o castigo da estiagem, como se vê nas fotos e Cauê Rodrigues e Tácio Viu Assim
Um levantamento feito pelo blog junto ao IPA mostra como estão irregulares as chuvas no Sertão do Pajeú. Entre os 17 municípios, a variação de precipitações é enorme.
Há cidades onde as chuvas estão relativamente próximas da média histórica, como Quixaba, Carnaíba e Triunfo. Por outro lado, municípios como Itapetim, Brejinho e Tuparetama tem chuvas muito abaixo da média. Nesta última, as chuvas não chegaram a 100 milímetros.
Nos maiores centros da região, Afogados da Ingazeira é a cidade onde mais choveu, com 263 milímetros. Em São José do Egito e Tabira, as chuvas estão próximas dos 200 milímetros. Serra Talhada, maior cidade da região, está entre as cinco cidades onde menos choveu, com apenas 163,6 mm. Confira os números das chuvas até agora nos 17 municípios da região.
Quixaba : 362,3 mm
Carnaíba : 346 mm
Triunfo : 329 mm
Iguaracy : 295 mm
Santa Cruz da Baixa Verde :  279 mm
Afogados da Ingazeira : 263 mm
Santa Terezinha : 254,1 mm
Flores : 238,4 mm
São José do Egito :  199,5 mm
Tabira : 194,5 mm
Calumbi : 180,2 mm
Ingazeira : 173,5 mm
Serra Talhada : 163,6 mm
Solidão : 152,2 mm
Itapetim : 118 mm
Brejinho : 111,2 mm
Tuparetama :  60 mm

Fonte : IPA

TABIRENSE É ELEITA MISS CARUARU


A tabirense Andressa Alves, de 20 anos, foi eleita ontem (24), Miss Caruaru 2013. A final da seleção aconteceu no North Shopping em Caruaru, informa o Jornal Tabira.

Andressa que substitui a Miss Caruaru 2012, Vanessa Gouveia, tem agora a missão de representar a Capital do Agreste no Miss Pernambuco, que será realizado em junho, na capital Pernambucana.

A tabirense é filha do casal cohecido como Neném e Vanda. Naturais do povoado do Riacho do Gado em Tabira,  hoje moram em Santa Cruz do Capibaribe.
 
 
Fonte: Nill Júnior

terça-feira, 23 de abril de 2013

POEMA QUE FALE DA VIDA



QUEM MORRE?


Morre lentamente
Quem não viaja,
Quem não lê,
Quem não ouve música,
Quem não encontra graça em si mesmo

Morre lentamente
Quem destrói seu amor próprio,
Quem não se deixa ajudar.

Morre lentamente
Quem se transforma em escravo do hábito
Repetindo todos os dias os mesmos trajeto,
Quem não muda de marca,
Não se arrisca a vestir uma nova cor ou
Não conversa com quem não conhece.

Morre lentamente
Quem evita uma paixão e seu redemoinho de emoções, Justamente as que resgatam o brilho dos
Olhos e os corações aos tropeços.

Morre lentamente
Quem não vira a mesa quando está infeliz
Com o seu trabalho, ou amor,
Quem não arrisca o certo pelo incerto
Para ir atrás de um sonho,
Quem não se permite, pelo menos uma vez na vida, Fugir dos conselhos sensatos...

Viva hoje!
Arrisque hoje!
Faça hoje!
Não se deixe morrer lentamente!

NÃO SE ESQUEÇA DE SER FELIZ
Martha Medeiros

PROCON DIVULGA MAIS 71 SITES DE COMPRAS 'NÃO RECOMENDADOS'


Órgão afirma não ter encontrado registro dos endereços em instituições oficiais como na Receita Federal

O Procon-SP ampliou em 71 nomes sua lista de sites que devem ser evitados por consumidores na internet, elevando o número de endereços "não recomendados" para 275.
Sites foram alvo de reclamações principalmente pela falta de entrega de produtos a consumidores FOTO: Bruno Gomes
A lista pode ser acessada pela página da entidade na internet, no link "Evite esses sites". Os sites foram alvo de reclamações principalmente pela falta de entrega de produtos a consumidores e por não terem proposto soluções para o problema.
O Procon afirma não ter encontrado registro dos endereços em órgãos oficiais como na ReceitaFederal, em juntas comerciais e no cadastro de domínio da internet, o que impossibilita que a entidade faça a mediação de soluções para os problemas apresentados por consumidores.
Segundo o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, os endereços foram denunciados ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania e ao Comitê Gestor da Internet, que controla o registro de domínios no país. 
"Black Friday"
200 endereços foram divulgados no ano passado
No fim do ano passado, o Procon divulgou uma lista de 200 endereços não recomendados após a onda de problemas registrados por consumidores durante a campanha "Black Friday". Como nos EUA, as varejistas, em especial as de comércio eletrônico, aproveitam a sexta-feira após o dia de Ação de Graças para promover descontos nos produtos.
A edição brasileira do evento no ano passado foi marcada por indícios de falsas promoções nos sites participantes. O Procon notificou sete grandes varejistas por reclamações feitas pelos clientes sobre os preços praticados na data,

GOVERNO VAI REDUZIR TRIBUTO DO ETANOL PARA FORÇAR QUEDA DA GASOLINA


FolhaPress | 23h27 | 22.04.2013

O governo decidiu praticamente zerar a cobrança de PIS/Cofins sobre o combustível

Na tentativa de resgatar a competitividade do etanol, diminuir a importação de gasolina e baixar os preços das bombas, o governo federal vai reduzir a carga tributária e o prazo de compensação de crédito para o setor sucroalcooleiro.
As principais medidas foram apresentadas na noite desta segunda-feira (22) pela presidente Dilma Rousseff a representantes do setor, que há anos pleiteava um pacote de incentivo. Elas devem ser detalhadas pelo Ministério da Fazenda nesta terça-feira (23). Durante a reunião que durou mais de 2 horas, Dilma pediu que, em contrapartida ao pacote ofertado pelo governo, o setor aumente os investimentos.
Como a Folha de S.Paulo antecipou, dando continuidade à política de desonerações para tentar conter a inflação e aumentar a competitividade de diferentes setores, o governo decidiu praticamente zerar a cobrança de PIS/Cofins sobre o combustível, atualmente equivalente a R$ 0,12 por litro de etanol, ou R$ 48,00 por metro cúbico.
No entanto, representantes do setor alegam que a desoneração, por si só, não resolve por completo o problema da rentabilidade, agravado nos últimos anos. O governo, por sua vez, pretende estimular a produção de etanol, preterido diante dos melhores preços do açúcar no mercado mundial.
Gasolina
Além de forçar a redução do preço da gasolina nos postos, o governo quer, com as medidas anunciadas, diminuir a importação de gasolina ao aumentar a oferta de álcool no mercado.
A política de desonerações de Dilma se transformou na principal ferramenta para tentar conter a inflação e estimular a competitividade. A lista de setores beneficiados com a redução da carga tributária só cresce.
As desonerações, contudo, têm como efeito colateral a redução do superavit primário, espécie de poupança para pagamento dos juros da dívida pública. Para reduzir o esforço fiscal e aumentar os próprios gastos governo decidiu abater as desonerações da meta de superavit para 2013.
 
Estabelecida pela lei orçamentária, a meta de 3,1% do PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a R$ 155 bilhões em 2013. Desse total, o governo federal economizar R$ 108,1 bilhões, mas já foi autorizado a abater desse valor as desonerações e os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que juntos somam R$ 65,2 bilhões. Ou seja, na prática, a meta foi reduzida para R$ 42,9 bilhões, ou 0,9% do PIB
.

domingo, 21 de abril de 2013

TRE DE PERNAMBUCO COMEÇA RECADASTRAMENTO BIOMÉTRICO EM TABIRA DIA 24


A parti desta quarta-feira dia 24/04/2013 á 29/11/2013 Todos os eleitores inscritos no município de Tabira, deve comparecer ao cartório eleitoral para o recadastramento do titulo de eleitor, ou para a revisão com biometria, definidos pelo TRE/PE, inclusive os maiores de 70 anos e menores de 18.

MunicípioInícioTérmino
Afogados da Ingazeira15.3.20134.2.2014
Água PretaA definir
Altinho26.3.201311.12.2013
Araçoiaba9.5.201316.12.2013
Araripina14.3.201331.3.2014
Arcoverde2.4.201328.3.2014
Barreiros4.2.201331.3.2014
Brejão4.6.201310.10.2013
Brejinho30.7.201331.10.2013
Cachoeirinha13.5.201314.1.2014
Camutanga6.6.201317.9.2013
Canhotinho20.5.201328.2.2014
Carnaíba22.4.201329.11.2013
Custódia22.5.201331.3.2014
Escada6.2.201314.3.2014
Ferreiros10.6.201315.10.2013
Garanhuns3.4.201314.1.2014
Goiana28.2.201331.3.2014
Ibirajuba11.6.201318.10.2013
Igarassu3.6.201331.3.2014
Iguaracy13.6.20135.11.2013
Ingazeira8.1.201428.2.2014
Ipojuca4.2.201331.3.2014
Itaíba2.5.201319.2.2014
Itambé28.2.201331.3.2014
Itapetim17.7.201319.12.2013
Jatobá19.7.201310.1.2014
Jucati6.8.201319.12.2013
Jupi11.7.201316.12.2013
Jurema15.7.201319.12.2013
Moreilândia9.7.201329.1.2014
Moreno12.3.201331.3.2014
Palmares1.3.201331.3.2014
Paranatama8.8.201318.12.2013
Petrolândia6.5.201312.2.2014
Quixaba2.8.201317.10.2013
Recife30.1.201322.3.2014
Salgueiro9.4.201331.3.2014
Santa TerezinhaA definir
São Caitano11.4.201314.3.2014
São Joaquim do Monte26.4.201321.1.2014
São José da Coroa Grande18.3.201311.10.2013
São José do EgitoA definir
São Vicente Ferrer15.5.201319.12.2013
Serra Talhada6.3.201331.3.2014
SertâniaA definir
Sirinhaém18.3.201314.1.2014
Solidão15.10.201317.1.2014
Tabira24.4.201329.11.2013
Tacaimbó23.7.201319.12.2013
Timbaúba4.3.201331.3.2014
TuparetamaA definir
XexéuA definir