Páginas

quarta-feira, 30 de julho de 2014

NA SUA OPINIÃO QUEM VOCE ESCOLHERIA PARA SER O PROXIMO SECRETARIO DE OBRAS DE TABIRA PARA SUBSTITUIR MÁRIO AMARAL.

A cidade de Tabira está mudando o seu Secretário Municipal de Obras, na sua opinião quais dos nomes citados seria melhor para ocupar a pasta?
https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/doltsl

segunda-feira, 28 de julho de 2014

LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA.


Democracia: Lei Brasileira da Inclusão da pessoa com deficiência
Atendendo a pedidos e sugestões aqui no Face, o nome da LBI foi alterado. Agora o projeto chama-se ‘Lei Brasileira da Inclusão da pessoa com deficiência’.
Agradecemos a participação ativa de todos e contamos com vocês.
Conheçam as inovações do texto: http://maragabrilli.com.br/2014/
Acesse o link com a redação do projeto na íntegra: http://migre.me/kuqCO
Descrição da imagem para cego ver:banner de fundo azul escuro com vários ícones de pessoas com e sem deficiência. Acima da imagem os dizeres Lei Brasileira da Inclusão da pessoa com deficiência.

Fonte: Face de Mara Gabrilli

sexta-feira, 25 de julho de 2014

25 DE JULHO "DIA DA TRABALHADORA RURAL"


Por · Heleno Trajano
FORÇA NO CAMPO
Além de comemorarmos o dia da Mulher Negra, hoje também comemoramos o Dia da Trabalhadora Rural. Essa mulher que é forte por natureza, que pega no pesado em iguais condições com o homem e que garante o sustento de suas famílias, sob sol, chuva e o cansaço. Além disso tudo, nos garante o alimento fresquinho que é produzido nas roças e plantações. Viva a Trabalhadora Rural!

Fonte: Facebook da Dep. Federal Rosinha da ADEFAL

25 DE JULHO "DIA INTERNACIONAL DA MULHER NEGRA"


MULHER GUERREIRA
A mulher, em sua essência, já nasce pronta para lutar pela vida. Mas essa é uma luta constante, pois  ela precisa transpassar os obstáculos, as adversidades e as desigualdades. A mulher negra, em especial, teve que lutar, nas últimas décadas, em dobro por várias conquistas. É superando tudo isso que elas ocupam espaços cada vez maiores. Por isso é preciso estarmos vigilantes a manutenção dos direitos conquistados e subirmos mais alguns degraus. Viva a mulher negra!





















adversidades e as desigualdades. A mulher negra, em especial, teve que lutar, nas últimas décadas, em dobro por várias conquistas. É superando tudo isso que elas ocupam espaços cada vez maiores. 

Por isso é preciso estarmos vigilantes a manutenção dos direitos conquistados e subirmos mais alguns degraus. Viva a mulher negra!

Fonte: Face da Dep. Federal Rosinha da ADEFAL


NAOC - CRECHE DE JOSELITO REALIZA SEU ARRAIAL.

Na noite desta sexta-feira, o Núcleo Assistencial Orlando Celso (Creche de Joselito) realizou um grande Arraial, após desfile pelas principais ruas da cidade a concentração final foi na própria instituição com apresentação de quadrilha e muito forro com dedo de ouro e banda, na ocasião foi servido um lanche para os pais e alunos do NÚCLEO.
Parabéns a Diretoria, professores e colaboradores do NAOC, especialmente ao seu presidente Joselito Rodrigues pela bela organização de mais um evento da Entidade, Que se destaca em todo o pajeú, como sinonimo de cidadania e inclusão social na prática.






















Fonte: e adaptação do texto do blog: http://negodeana.blogspot.com.br/

quinta-feira, 24 de julho de 2014

NOVA COLUNISTA NO BLOG TRAJANDO CIDADANIA

É com grata satisfação que  Blog Trajando Cidadania irá ganhar apartir do dia 1º de Agosto uma colunista, trata-se da jovem Thaís Eduarda.
A mesma postará informações voltada para as pessoas com deficiencia, seus direitos, suas lutas e conquistas, trazendo assim um novo olhar para esse segmento;
A nossa Amiga Thaís Eduarda, seja bem vinda ao mundo da informação, que forma e conscientiza o cidadão.

PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA HISTORICIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.


Por Thays Eduarda

As pessoas com deficiências não eram vistas a penas como ‘’deficientes’’, mas como um fardo aos grupos ou tribos. Seres incapazes de produzir ou mesmo de se manter e, portanto, inúteis para a comunidade.
       Fatalmente em pleno século XXI ainda se percebe reptícios deste pensamento altamente preconceituoso.  Embora seja cada vez maior a discussão sobre temas relacionados à acessibilidade, direitos básicos como ir e vir, à inclusão no mercado de trabalho, no ambiente escolar e acadêmico entre outros, sabemos que muitas pessoas com deficiência continuam sofrendo com o desrespeito e com o desinteresse de parte da sociedade.

Ainda existem exemplos de discriminação e/ou maus-tratos, mas o amadurecimento das civilizações e o avanço dos temas ligados à cidadania e aos direitos humanos provocaram, sem dúvida, um novo olhar em relação às pessoas com deficiência. (SILVA, 1986 pág. 128.)

       A luta pelo fim da discriminação precisa ser permanente e integrada. As políticas de cotas para deficientes, por exemplo, colaboram para que se tenham acesso à educação e emprego e também para que passem a ser vistos em ambientes onde talvez não estivessem se não fossem estas políticas inclusivas.
      Já os casos de maus-tratos não podem ser tolerados e precisam ser exemplarmente punidos. A discriminação, contudo, parece também estar relacionada ao fato de o deficiente depender de auxílio em situações para eles comuns, tais como se locomover através de uma cadeira de rodas num grande centro urbano. Só que é preciso considerar que a verdadeira deficiência está no Estado - por vezes ainda incapaz de, como dito noutro momento, assegurar um direito tão básico quanto o de ir e vir – e não no cidadão que por motivo qualquer possui alguma limitação.

     Mas cabe aqui perguntar: Há, pois, algum entre nós que não possua qualquer limitação, seja física, intelectual, emocional ou de outra ordem? Acredito que não! Desta forma o preconceito tende a diminuir na medida em que políticas inclusivas são adotadas e que as pessoas passem a compreender que, de uma forma ou de outra, cada ser humano possui suas singularidades que podem incluir variações físicas ou mentais, mas que são as pluralidades que realmente importam; as quais nos conduziram, ao longo do tempo, a viver em sociedade.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

DETRAN-PE OFERECE AGENDAMENTO ONLINE DE EXAMES PARA DEFICIENTES


O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) criou uma ferramenta virtual para facilitar a vida de quem tem algum tipo de deficiência física e está tirando ou renovando a carteira de habilitação: o agendamento online de exame médico e avaliação psicológica. O sistema, chamado PDD, já está disponível no site do Detran.
Segundo a instituição, cerca de 3 mil pessoas com deficiência realizaram, em 2013, exames médicos e quase 500 passaram por avaliação psicológica, o que demonstra a procura pelo serviço. Inicialmente, podem realizar o atendimento os portadores de deficiência que moram nas áreas que têm maior demanda pelos exames, mas o objetivo é ampliar o alcance para todo o estado.
Tomando o banco de dados do Detran como base, o PDD coloca à disposição do público uma lista com dias, horários e locais para atendimento. Assim, a pessoa pode escolher o momento mais adequado para ser atendido. Anteriormente, esse agendamento era feito por telefone e dependia de um retorno posterior do funcionário do Detran para finalizar a marcação da data.
Além da marcação dos exames, o PPD também permite que as pessoas com deficiência recorram dos resultados das avaliações médica e psicológica. O atendimento da junta médica ou osicológica de 1ª Instância que avaliará o caso também pode ser marcado pelo site.
Conheça a lista dos serviços de habilitação que exigem exames médico e psicológico:
» 1ª habilitação (exame médico e avaliação psicológica)
» Renovação da habilitação (exame médico)
» Realizar mudança ou adição de categoria na habilitação (exame médico)
» Quando o condutor pretende realizar atividade remunerada ao volante (exame psicológico)

sexta-feira, 18 de julho de 2014

IRMÃO EDEIVO - EMPREENDEDOR INDIVIDUAL - O PROFISSIONAL DA CONSTRUÇÃO CIVIL.


NA SUA CONSTRUÇÃO, SÓ PERMITA ALGUÉM COM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, E VOCE TEM MUITOS MOTIVOS PARA CONTRATAR O EMPREENDEDOR IRMÃO EDEIVO, PARA CONSTRUIR DO PISO AO TETO, CHAME O PROFISSIONAL CERTO!

1º ENCONTRO DE SOM AUTOMOTIVO DO RESTAURANTE ALTODICINHA – TREVO – TABIRA Á SOLIDÃO.

O RESTAURANTE ALTODICINHA TEM A GRATA SATISFAÇÃO DE CONVIDAR TODOS OS PROPRIETÁRIOS DE SOM AUTOMOTIVO DO PAJEÚ PARA PARTICIPAR DO 1º ENCONTRO DE SOM EM TABIRA COM PRÊMIOS, COM A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO E PREMIAÇÃO:
DATA: 27/07/2014 (DOMINGO)
HORA: 13h00
LOCAL: TREVO (RIACHO DO GADO – TABIRA Á SOLIDÃO.
O SOM QUE TIVER A TURMA MAIS ANIMADA REBERÁ O PRÊMIO DE 01 LITRO DE WISKY RED LABEL
HAVERÁ UM SORTEIO DE 15 LITROS DE GASOLINA PARA OS AUTOMÓVEIS QUE VIERAM COM DISTANCIA DE MAIS DE 30 km.
NO RESTAURANTE ALTODICNHA TEMOS:
CAMAROTE VIP
PISCINA
BANHO DE BICA
COMIDAS TÍPICAS e
AQUELA CERVEJA ESTUPIDAMENTE GELADA.
VÁ LÁ LEVE SUA FAMÍLIA, SEUS AMIGOS E DIVIRTA-SE!
TUDO ISSO NUM AMBIENTE TOTALMENTE FAMÍLIAR.
ORGANIZAÇÃO: DICINHA DO CALÇAMENTO E FAMÍLIA.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA REFAZ CALÇAMENTO NA TRAVESSA ISABEL MASCENA PESSOA.


A Prefeitura Municipal de Tabira, através da Secretária de Obras (Sec. Mario Amaral), refaz o calçamento da Travessa Isabel Mascena Pessoa.

Essa travessa tem uma grande movimentação, vários carros e pedestres transitam por esta via, ela dá acesso a Rodoviária de Tabira, Bairro Espírito Santo, Conselho Tutelar, Agencia dos Correios, Igreja Assembléia de Deus, Escola Estadual Pedro Pires Ferreira, Matadouro Publico de Tabira, etc. 

"Gostaria de deixar registrado que essa obra aqui ao lado favoreceu bastante, tanto para mim, quanto para outros moradores aqui em volta". Relatou Bernadete Nogueira, fala registrada no vídeo.

Redação - Jornalista Vanderlei Silva Miron.
Cinegrafista – Ivanildo Brito.
Fotografias – Vânia Simões.

Prefeitura M. de Tabira – Governando com o Povo. 


DEPOIS DA APROVAÇÃO, A EXPECTATIVA DE TODOS AGORA É A EXECUÇÃO DAS OBRAS EM TABIRA

asfalto

Confirmando a tese do presidente da Câmara, Zé de Bira, de que os vereadores tinham firmado um “pacto” para ajudar no crescimento de Tabira e não prejudicar a gestão do Prefeito Sebastião Dias, os parlamentares se reuniram, de forma extraordinária porque estão em recesso, nesta quarta-feira (16), para votar no projeto para calçar e asfaltar ruas no município.
Para alívio da gestão e do povo de Tabira, a aprovação veio com tranquilidade e agora a expectativa de todos é ver o mais rápido possível a execução das obras de calçamento e asfalto. Os recursos são provenientes do 2º FEM e da emenda do Senador Armando Monteiro.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

PRESIDENTE DA CÂMARA DOS VEREADORES ANUNCIA AS RUAS QUE SERÃO ASFALTADAS E CALÇADAS EM TABIRA

Ze de Bira 2Se o Governo Municipal guardava a relação como surpresa, o presidente da Câmara, Zé de Bira, deu a boa nova aos ouvintes do Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade. Zé disse ao radialista Anchieta Santos que em momento algum os vereadores vão atrapalhar a execução das obras, mas solicitou da gestão a relação de ruas que serão beneficiadas para que os parlamentares não tivessem que assinar um “cheque em branco para o executivo”.
As ruas que serão calçadas são: Rua José Evóide de Moura, José Severino do Nascimento, Travessa Luzia da Soledade, Vila Pocinho dos  Nunes, Rua Central do Vitorino Gomes, Rua João Paulo II, Travessa Dona Ló no Povoado de Brejinho, Rua Antonio Nogueira no Brejinho, acesso ao Cemitério de Brejinho, Rua Valdecir Antonio do Amaral, Ruas Projetado 01 e 02 dos Barreiros, Travessa do Comércio na Borborema, Travessa Bom Jesus, Rua Bom Jesus, Rua Creuza Cordeiro Pessoa e Rua Alberto Cordeiro Pessoa.
Serão asfaltadas as ruas José Justo dos Santos, Maria Pereira Amorim,  João Gabriel de Vasconcelos, José Gregório de Santana, Professora Silvana Silveira e Silva, Padre João Rodrigues, João Vicente Lopes, Francisco Severo, Carlos Souza, Alfa Albuquerque Cordeiro, José Pires Sobrinho, Amâncio Siqueira, Desembargador João Paes e Carlos Ângelo de Souza. Os recursos são provenientes da emenda do Senador Armando Monteiro no valor de R$ 2 milhões.

DICINHA DO CALÇAMENTO TEM MAIS DUAS REIVINDICAÇÕES ATENDIDAS PELO GOVERNO MUNICIPAL


O 1º Suplente de Vereador Dicinha do Calçamento, Quando assumiu a Vereança na licença do Vereador Djama das Almofadas, fez várias indicaçãoes ao Prefeito Sebastião Dias e recentimente teve mais duas delas atendidas: Reposição de Lampadas nos postes da Rua Bom Jesus no Bairro João Cordeiro e A disponibilidade de Internet Wifi na Praça Gonçalo Gomes.
Democracia se faz com cidadania!
...Ver mais

quarta-feira, 9 de julho de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA INAUGURA 2º CRAS .

 
Tabira está de parabéns, nesta data de 07/07 do corrente ano, por mais esta conquista, especialmente a população do Bairro João Cordeiro e a do seu entorno (Jureminha, Barreiros I e II, São Pedro, Granja, Arara, Brejinho, Campos Novos, Espírito Santo e Riacho do Gado).

Com uma boa participação de representantes das comunidades contempladas com a presença deste CRAS (Centro de Assistência Social), foi uma inauguração bastante comemorada, por todos (as) que disporão de Assistência Psicológica, Assistência Social, Educador Social e Serviços em geral. Trata- se de uma casa, com a finalidade de resolver, amenizar ou direcionar para outros programas de assistência, pessoas ou famílias que estejam necessitando de tais serviços. Também oferece cursos para proporcionar melhorias nas rendas familiares. Quando necessário, a equipe deste CRAS fará visitas domiciliares, mensalmente.

Além de representantes das comunidades, tivemos representantes do Conselho Tutelar, equipe gestora da Secretaria Municipal, Diretoria de Esportes, Centro de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, Secretaria de Juventude e Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, presença de toda coordenação do CRAS I e Coordenação do CREAS.

A direção do CRAS II ficou entregue a José Adeilton de Souza, recepcionista Silvânia Pereira, Psicóloga Simone Silva, Assistente Social Luciana Cely Santos, Educador Social António Pereira e Edileusa Venceslau nos serviços gerais.

Presenças do Prefeito Sebastião Dias, Secretaria de Assistência Social Ieda Melo Dias, Dr. Marcílio Valadares Pires  com sua esposa Erica Paula  Leite e Joselito Rodrigues.
A Prefeitura Homenageou a senhora Maria José de Brito, falecida há dois (02) meses, mãe de vinte e um (21) filhos (as), caracterizando esta casa de Assistência Social, com o seu nome.

Redação – Jornalista Vanderlei Silva Miron.
Fotografias – Vânia Simões.


Prefeitura M. de Tabira – Governando Com o Povo.

Mais Fotos Clica no link abaixo!






terça-feira, 8 de julho de 2014

SECRETÁRIO DE OBRAS ANUNCIA INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO HOSPITAL E DIZ QUE DINHEIRO PARA ASFALTO E CALÇAMENTO JÁ ESTÁ NA CONTA



mario amaralO Secretário de Obras, Mário Amaral, anunciou no Programa Show da Tarde da Rádio Cultura FM que os momentos finais da reforma do hospital já estão acontecendo. O trabalho que está sendo realizado agora é de instalação dos equipamentos de última geração que foram comprados para a unidade.
Segundo o secretário, a inauguração da reforma do hospital irá acontecer no mês de agosto durante as festividades da padroeira. Outra boa notícia dada por Mário foi a confirmação de que já estaria na conta da prefeitura de Tabira o valor de R$ 2 milhões (Dois milhões de reais) provenientes da emenda do Senador Armando Monteiro para asfaltar e calçar várias ruas.
Os números passados pelo secretário são animadores. Segundo ele, mais de dez ruas serão asfaltadas e mais de vinte ruas ganharão pavimentação em paralelepípedo. Outro fato para se comemorar foi a notícia, que também foi transmitida pelo secretário, de que já está na conta da prefeitura de Tabira o dinheiro para construção de três postos de saúde no município.

domingo, 6 de julho de 2014

PE CONDUZ É INSTALADO EM ARCOVERDE E REALIZARÁ TRANSPORTE PARA DEFICIENTES

Objetivo é transportar pessoas que não podem se locomover.

Município do Sertão contará com um veículo, segundo assessoria.
Do G1 Caruaru


Veículo do Pernambuco Conduz (Foto: Divulgação/ Ascom Sead)Veículo conduzirá até três cadeirantes, informa
assessoria (Foto: Divulgação/ Ascom Sead)
O programa Pernambuco Conduz (PE Conduz) foi implantado nesta sexta-feira (4) em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. O serviço tem como objetivo transportar para as unidades de saúde os deficientes físicos que dependem de tratamentos periódicos. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead).
De acordo com a assessoria de imprensa da Sead, ainda não há prazo para os cadastros serem realizados. "Por enquanto, a prefeitura do município, juntamente com o estado, está realizando um mapeamento a fim de traçar as estatísticas da quantidade e características dos deficientes que poderão ser beneficiados. Todo o município, tanto a área rural quanto a urbana, estará dentro do território de atuação do programa", informa o departamento.
Ainda segundo a assessoria, o município contará com apenas um veículo nos primeiros dias de implantação do programa. Este transportará até três cadeirantes, e um acompanhante de cada. As cadeiras de rodas serão fixadas com travas especiais para garantir a segurança dos passageiros.
Com a implantação do Pernambuco Conduz em Arcoverde, o programa passa a atender 26 municípios em todo o estado. Para utilizar o serviço, interessados têm de se cadastrar pelo site do programa ou pelo telefone 0800-281-03-12. Cada pessoa pode agendar três dias por semana, desde que seja em hospitais e clínicas credenciadas. A rota dos veículos são definidas de acordo com a localização dos cadastrados.

PE Conduz
O Pernambuco Conduz foi instituído pela lei Nº 14.218, de 30 de novembro de 2010. Entre as prescrições estabelecidas para tornar-se usuário do benefício, está que o paciente não deve apresentar condições de mobilidade e de acessibilidade autônoma aos meios de transportes coletivos já existentes. A lei ainda estipula que o atendimento deve ser feito apenas a quem é de baixa renda e mora em local de difícil acesso e distante da instituição onde será feita a sua avaliação de saúde.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA DE SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE TABIRA


Realizou-se na manhã desta sexta-feira (04/07), no auditório da Câmara de Vereadores, a 2ª Audiência Pública da Saúde do Município de Tabira, tendo a frente o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Allan Guedes Melo Dias, com todos os assessores (as) gerenciais daquela pasta. Esta audiência teve como finalidade principal a prestação de contas de todas as ações promovidas pela atual gestão municipal, visando melhorar cada vez mais a prestação de serviços na área de saúde.

Foi mostrado, por exemplo, a entrega de equipamentos aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), o andamento da obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal, novos postos de saúde em fase próxima à conclusão, restauração dos antigos postos e ações que beneficiam diretamente a população, como os convênios com Clinicas particulares, ampliando desta forma, o atendimento especializado em vários setores.

Um bom público se fez presente, aplaudindo e reconhecendo o fortalecimento do trabalho que vem sendo realizado, notadamente a necessária pavimentação no entorno do acesso ao Hospital, realizada recentemente. Presenças do Vereador Aldo Santana, do Secretário de Governo Tadeu Sampaio Brito, Adeval Soares (Secretário de Planejamento), José Carlos (Secretário da juventude e Meio Ambiente), Edgley Freitas (Secretário de Cultura), Diomésio Soares (Diretor de Esportes), Paulo Santana (Presidente do Conselho Municipal de Saúde), Geneci Cristóvão (Representante do Conselho Tutelar), Dr. Marcílio Valadares Pires, Vania Simões (Fotógrafa), Jornalista Vanderlei Silva Miron e Ivanildo Brito (Cinegrafista), estes últimos, representando a Assessoria de Imprensa Municipal.

O Prefeito Sebastião Dias, a Primeira Dama Ieda Melo Dias ( Secretária de Assistência Social), Núbia Jaciara (Secretária de Gabinete), prestigiaram a Audiência, tendo o Senhor Prefeito usado da palavra, com agradecimentos a todos (as), que lhe tem ajudado e contribuído substancialmente na melhoria da qualidade e quantidade dos serviços oferecidos à população.

Redação - Jornalista Vanderlei Silva Miron.
Edição de Imagens – Ivanildo Brito.
Fotografias – Vania Simões.

Prefeitura M. de Tabira – Governando Com o Povo.