Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

PORTADORA DE ATROFIA MUSCULAR MONTA FÁBRICA DE CARRO PARA CADEIRANTES NO TEXAS, ESTADOS UNIDOS

alt
A norte-americana Stacy Zoern, 32 anos, sofre de atrofia muscular espinhal, uma doença genética que causa o enfraquecimento dos músculos dos braços e das pernas, o que a impede de andar.
Zoer mora em Austin, no Texas, e depende da cadeira de rodas para quase tudo, mas passou a trafegar pela cidade a uma velocidade de 40 Km/h desde que adquiriu umKenguru, pequeno carro elétrico desenhado para cadeirantes.
Agora ela pode ir sozinha a uma consulta médica ou mesmo ao restaurante preferido. “Posso ir ao teatro e encontrar os amigos sem que eles tenham de me transportar o tempo todo. Esse carro me deu a liberdade que nunca tive antes”, disse Zoern em entrevista à revista Quest.
O modelo para passageiro único não tem assento. Assim que a porta traseira abre, uma rampa baixa automaticamente para que o usuário possa entrar com a cadeira de rodas e assumir a posição de condução.
Os controles do carro estão no guidon, ou num joystick nos modelos mais modernos. Quando a chave é colocada na ignição, a rampa se recolhe e a porta fecha. O carro só liga se a cadeira estiver travada.
alt
Com dois metros de comprimento e um metro e meio de largura, o Kenguru é fácil de estacionar. Faz 110 quilômetros com recarga única e desenvolve velocidade de até 45 Km/h.
Empreendedorismo
Zoer chegou ao Kenguru depois de muito pesquisar na internet. O modelo foi projetado em 2006 pela Rehab Ltd, empresa da Hungria que desde 1915 desenvolve soluções para pessoas com deficiência motora.
A texana ficou tão encantada com o projeto que largou a carreira de advogada para abrir uma empresa de reprensentação desses pequenos carros no Estados Unidos. No ano passado, a Community Cars Inc., de Zoern, se uniu à Kenguru Service KFT para construir uma fábrica em Pflugerville, ao norte de Austin. Em janeiro, o primeiro veículo da companhia deixava a linha de montagem, ao custo de 25 mil de dólares, cerca de 50 mil de reais.
Para abrir a Community Cars , Zoern captou 1,75 milhão de dólares, cerca de 3,5 milhões de reais junto a investidores, alguns deles via PeopleFund, uma organização não governamental com sede em Austin que dá apoio a startups.
“Essa é a coisa mais excitante que eu já fiz. Eu me sinto viva. Eu aprendo tanta coisa todos os dias. O aspecto técnico dos carros, a operação financeira, a operação do negócio. Felizmente eu tenho um bom grupo de conselheiros”, diz a empreendedora.
Por enquanto, o Kenguru é vendido nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Hungria.

Nenhum comentário: