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terça-feira, 21 de janeiro de 2014

SEGURADO DO INSS TEM ATÉ 28 DE FEVEREIRO PARA RENOVAR SENHA QUE DÁ DIREITO A BENEFÍCIO

Titular que não renovar senha pode ficar sem receber benefício
Publicação: 21/01/2014 09:54 Atualização: 21/01/2014 10:32

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 28 de fevereiro para procurar a agência bancária onde recebem o benefício para comprovar que estão vivos e renovar senha, obrigatória desde 2012. Quem não realizar o procedimento, terá o benefício bloqueado pela Previdência Social. Segundo o INSS, ao ser convocado, o beneficiário deve ir até a agência bancária levando um documento de identificação oficial com foto e de fé pública (carteira de identidade, Carteira de Trabalho, carteira de habilitação).

Caso esteja impedido de se locomover, o segurado pode fazer a prova de vida por procuração, desde que o procurador seja devidamente cadastrado no INSS. Aqueles que residem no exterior também podem apresentar a comprovação por meio de um procurador cadastrado no INSS ou documento emitido por consulado. As dúvidas, segundo o INSS, podem ser esclarecidas pelo telefone 135.

Mais de 26,3 milhões do total de 31 milhões de benefícios ativos do INSS já realizaram, por meio de seu titular ou de procurador legalmente constituído, a renovação de senha/fé de vida para recebimento do pagamento de seu benefício. Até o dia 14 de janeiro, apenas 4,7 milhões de beneficiários (15% do total) não haviam comparecido aos bancos pagadores para realizar a renovação de senha/fé de vida. Não é necessário ir à Agência da Previdência Social. O procedimento é realizado diretamente no banco em que o segurado recebe o benefício. Em agosto de 2013, quando houve a prorrogação do prazo para a realização da renovação de senha/fé de vida, o número de benefícios ainda sem a renovação da senha/fé de vida era 9,4 milhões.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) lembra que a prova de vida tem o objetivo de combate a fraudes e inconsistências no pagamento de benefícios. A federação garante que os bancos investiram para que o processo transcorra de forma organizada, sem causar transtornos à população, e as instituições que dispõem de tecnologia para fazer a identificação biométrica poderão utilizá-la. (Com Agência Brasil)

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