Páginas

segunda-feira, 26 de maio de 2014

APOSENTADA POR INVALIDEZ, CADEIRANTE VIVE MOMENTO COMO MODELO


Aposentada por invalidez, cadeirante vive momento como modelo
Às vezes o reflexo no espelho não parece suficiente para nos ajudar a entender que somos bonitos. Elogios de conhecidos também parecem suspeitos. É preciso, de vez em quando, “caminhar” sozinho até que essa busca acabe. Prova disso, é a história da cearense Simoni Dionísio, de 35 anos, que resolveu se candidatar a uma vaga em uma agência de modelos em Fortaleza. Ela é cadeirante e tem distrofia muscular progressiva.
De clique em clique, entendeu que beleza é um estado de espírito. A doença degenerativa, em vez de abalar a jovem, dá forças para seguir em frente, em busca da realização dos sonhos. Segundo disse, sua atuação como modelo é uma forma de quebrar o preconceito e não de ganhar dinheiro. “É mais uma ocupação, uma vontade de mostrar ao mundo o que somos. Quero divulgar a deficiência com outra visão. No Ceará, esse tabu de não haver moda inclusiva está próximo de ser quebrado”.
Simoni foi impulsionada a se inscrever na agência graças à participação de modelos cadeirantes em eventos como o São Paulo Fashion Week. “Eu vi que a beleza não está só em quem anda”. A estreia da cearense nas passarelas será em 7 de junho. Ao lado de mais de 200 modelos, apenas ela estará na cadeira de rodas, com um sorriso no rosto. O evento acontece a partir das 19h, na Fera Fashion Models.
Além da atuação na agência de modelos, Simoni também participa, desde 2002, da Companhia de Dança Sobre Rodas, no Bairro Aldeota. “Lá eu aprendi a conviver com mais pessoas deficientes, superar meus limites e ser feliz com as minhas limitações”.
Doença degenerativa
A doença de Simoni é genética e se desenvolve desde a adolescência. Aos 14 anos, percebeu o problema. A falta de forças nos músculos do corpo dificultava que a sustentação em pé. “Eu caia muito. As vezes andava e levantava uma perna mais do que a outra. Com as quedas, eu cortava os lábios e machucava as pernas”, lembra.
Fonte: Tribuna do Ceará
Curtir ·  · 

Nenhum comentário: